Criada em 1944 para fabricar rodas
de bicicletas, a sul-coreana Kia foi se desenvolvendo e, em 1952, produzia as
bicicletas inteiras, em 1961 fabricava scooters, em 1962 lançou um triciclo e,
em 1970 montava pequenos caminhões, lançando seu primeiro automóvel em 1974. Em
1976, adquiriu a Asia Motors, e ao longo dos anos, através de joint-ventures
com a Mazda e a General Motors, entre outros, continuou investindo em
desenvolvimento, expandiu suas plantas para a Europa, o dinheiro ficou muito
curto e a empresa foi adquirida pela concorrente Hyundai, formando o Hyundai
Kia Automotive Group. Como não poderia deixar de ser, principalmente pelo
sistema asiático de controlar empresas, as marcas Kia e Hyundai partilham
projetos, plataformas e conjuntos mecânicos, e é muito comum vermos dois
veículos que só não são absolutamente idênticos em tudo porque carregam os
logotipos de uma ou outra montadora, e concorrem entre si (como Kia Sportage e
Hyundai Tucson, por exemplo).
No Brasil desde 1992, quando trazia
o modelo Besta, a Kia Motors mudou seu foco em 2005, buscando o segmento dos
automóveis de passeio, e hoje esta presente no mercado brasileiro com os
modelos Picanto, Cerato, Sportage, Carens, Sorento, Carnival, Mohave, Optima,
Soul e Cadenza.
O Kia Cadenza teve sua produção
iniciada em 2010, mesmo ano em que começou a ser importado para o Brasil, com a
difícil missão de disputar o mercado dos sedans de luxo diretamente com o Ford
Fusion, Toyota Camry Volkswagen Jetta, Honda Accord, Chevolet Malibu, Mercedes-Benz
Classe C, BMW Serie 3, Audi A4, Volvo S60 e Hyundai Sonata / Azera. Para buscar
melhor posicionamento no mercado, o Cadenza 2014 passou por uma reformulação
visual externa e em seu interior, mantendo as mesmas configurações mecânicas e
de segurança característicos do modelo.
Externamente, tudo mudou. Novos
faróis com LED, grade dianteira, capô do motor, tampa do porta-malas, lanternas
traseiras também com LED, para-choques e rodas com novo design compõem os itens
onde o Cadenza recebeu esse facelift. O design é bonito, moderno, esportivo,
elegante... e confunde, já que a frente ficou muito semelhante à do Ford Fusion
e a traseira idem ao Audi A4. De longe, é difícil distinguir quem é quem,
situação muito comum hoje em dia com todos os modelos, de todas as montadoras,
em todos os segmentos, diga-se de passagem. O que os olhos não veem é a nova
estrutura, com novos desenhos dos subchassis dianteiro e traseiro, procurando isolar
o habitáculo e os seus ocupantes em colisões e minimizando as vibrações.
Internamente, o novo painel integra
uma tela de LCD, computador de bordo e as imagens da câmera de ré, agora, são
exibidas no visor central do painel e não mais no retrovisor interno. Além de
toda a eletrônica embarcada necessária a um veículo desse porte, o Kia Cadenza
oferece, de série, acendimento automático dos faróis, air bags frontais,
laterais e de cortina, barras de
proteção contra impactos laterais nas quatro portas, espelho eletrocrômico, computador
de bordo com controles no volante, cintos de segurança traseiros de três pontos
e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de
altura. Conta também com faróis baixo com gás xenônio, auto nivelamento e
lavador; controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de
arrancada em subida (HAC); direção com assistência hidráulica progressiva;
encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco nas quatro rodas com
ABS e EBD; piloto automático com controles no volante (Cruise Control);
sensores de aproximação no para-choque traseiro; sistema de proteção contra
descarga de bateria e travamento automático das portas com o veículo em
movimento.
Para
movimentar os 4.965mm de comprimento, 1.850mm de largura, 1.475mm de altura e
seus 2.100 kg
de peso bruto, o Kia Cadenza é equipado com um motor V6 de 3,5 litros , a gasolina,
com 290 Cv, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades, com
possibilidade de trocas sequenciais e paddle shift. Seu valor inicial é de R$
139.900,00 – R$140.000,00, vai, esse negócio de anunciar carro de luxo com
toque de desconto pega mal e parece endêmico...
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