A vida moderna, corrida e
concorrida, onde a eficiência e a presença se tornam a cada minuto mais vitais,
elimina a possibilidade de rotinas antigas, na imensa maioria das vezes de
maneira despercebida. Ir a academia de ginástica, fazer compras no supermercado
ou o simples ato de sair para jantar, cada vez menos, faz
parte do cotidiano das pessoas. A obsolescência de produtos e velocidade da
indústria em oferecer ao mercado produtos novos, que por sua vez traz a
necessidade de operação e manutenção diferenciados do que se tinha até então,
também afeta sobremaneira o consumidor. O que se vê, para suprir essas
necessidades básicas é o surgimento dos trabalhos personalizados, onde
profissionais, dos mais diversos segmentos, dedicam-se as tarefas de atender
esse novo perfil de consumidor de maneira que suas necessidades sejam supridas
sem demandar tempo para excuta-las, assim como o desobriga da necessidade de
estar constantemente aprendendo o funcionamento e a manutenção de tudo o que
lhe chega as mãos, como no caso dos computadores, por exemplo. A realidade é
que a modernidade nos trouxe coisas muito uteis, das quais não mais podemos
viver sem, e que, no entanto, não sabemos exatamente como funcionam e acabam
nos trazendo problemas que não tínhamos.
No caso específico dessa matéria,
trataremos dos automóveis, esse bem tão necessário e valioso, cujo mercado
atual nos oferece uma gama praticamente incontável de modelos, versões e
aplicações e onde, no mais das vezes, o consumidor compra errado, não sabe como
manter e acaba com um imenso prejuízo, também como no exemplo dos computadores.
Há pouco mais de 15 anos, haviam 4
marcas, com 3 ou 4 modelos, e 3 ou 4 versões, o que dava uma conta simples no
momento da escolha e da compra, além do apego de muitos por determinadas
marcas. Hoje são mais de 60 marcas, com pelo menos 5 modelos e incontáveis
versões, oriundas dos 4 cantos do planeta, criadas por excessivas e não
divulgadas fusões e a dificuldade em se focar exatamente no que se precisa, que
atenda as necessidades, aliada ao gosto pelo design e seu valor é de deixa
qualquer um maluco. O tipo de tecnologia embarcada também atrapalha, uma vez
que ninguém se sente (e, na verdade, não o é...) na obrigação de fazer um curso
para entender como funciona seu novo automóvel. Quando se depara com uma falha
ou um problema, é obrigado a acreditar na palavra de um técnico, que muitas
vezes também não está equipado devidamente para solucionar o problema. A culpa,
de imediato, recai sobre o carro, enquanto, muitas das vezes, deveria recair
sobre quem o vendeu sem alertar sobre sua manutenção, ou sobre a qualidade dos
produtos (combustível, óleo lubrificante, produtos de limpeza etc) a serem
utilizados.
Entra em cena, então, o Assessor, um
profissional conhecedor dos sistemas mecânicos e eletrônicos disponíveis nos
modelos, do mercado, seguros etc e, após uma entrevista, entendendo as necessidades
específicas de cada cliente, atuando de forma que as chances de uma aquisição
errada, de valor elevado como é no caso de um veículo, caiam bastante.
Evidentemente a palavra final é do cliente, porém com todos os dados
devidamente analisados, este poderá se decidir pela melhor opção. É mais
barato, eficiente e economiza tempo a contratação de um consultor especializado
em automóveis novos e usados, do que toda a dor-de-cabeça decorrente de uma
compra por impulso.
Uma vez feita a compra, o tempo
livre do cliente não mudou... permanece apertado, e seus afazeres o impedem de
prestar a devida atenção a seu novo bem. Manter dados de abastecimento,
revisões, lavagem e manutenção parece muito pouco, mas é aí que se cria a
diferença entre um veículo usado de alto nível contra apenas mais um veículo
usado na hora da revenda. Esse Assessor, então, pode ser considerado um
Personal Car, que, em caso de defeitos, está sempre a postos para solucionar os
problemas sem que seu cliente perca tempo ou pague por um serviço desnecessário
ou mal feito. Independente de estar acompanhando a vida útil do veículo desde o
princípio e podendo facilmente ser incorporados seus serviços a qualquer
momento, por qualquer cliente, para qualquer tipo de veículo – incluindo-se
frotas -, o Consultor faz uma revisão completa do veículo e cria-se, então, um
banco de dados, mais precisamente um prontuário do carro em questão. Todos os
agendamentos de manutenção preventiva, troca de óleo, correias etc estão corretamente
apontados. Vale destacar que, embora a quilometragem recomendada para a troca
do óleo do motor seja X, o usuário comum não costuma fazer as contas da relação
quilometragem x tempo parado em funcionamento, como em um engarrafamento, por
exemplo. A mesma conta se aplica a todos os componentes com vida útil calculada
em distância percorrida.
Como funciona esse trabalho?
Excetuando-se os trabalhos agendados
acima descritos, em caso de algum problema repentino basta estabelecer data, hora e local, o consultor vai até o veículo e efetua uma análise
prévia, junto ao cliente, do problema com o veículo. Caso o veículo, mesmo
avariado, apresente condições de rodagem, será então levado pelo Consultor para
a concessionária ou oficina especializada, a fim de que se possa formar o
diagnóstico da maneira mais correta possível. Um guincho-plataforma será empregado,
no caso de o veículo estar impossibilitado de movimentar-se. Em qualquer dos
casos, será enviado via e-mail, se possível com fotos digitais, um orçamento
descritivo, peças e componentes a serem substituídos, seus valores e o custo da
mão de obra, bem como o tempo necessário. Caso não haja possibilidade deste
orçamento ser apresentado imediatamente, por e-mail, o mesmo será levado em
mãos ao cliente. Uma vez aprovado e assinado pelo cliente o orçamento, a
reparação do veículo se iniciará imediatamente. Finalizado o conserto e o
veículo estando em perfeita ordem, todas as peças substituídas são entregues,
junto ao veículo, para o cliente.
Esse sistema de trabalho pode – e
deve – ser estendido a frotistas, que elimina o custo fixo de mão-de-obra
especializada em suas instalações, além de delegarem ao Consultor toda a agenda
de manutenção preventiva, limpeza e reparos em seus veículos, o que, sem
dúvida, é um grande diferencial nos dias atuais. Para a total segurança e
tranquilidade tanto do cliente quanto do Consultor, toda a negociação entre as
partes estará devidamente documentada.
É a prestação de serviços que chega
a mais um segmento, oferecendo conforto, segurança e garantia de excelente
qualidade em tempos onde o tempo não perdoa!
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