sábado, 27 de julho de 2013

Personal Car: Uma atividade que está nascendo para solucionar o seu problema!

A vida moderna, corrida e concorrida, onde a eficiência e a presença se tornam a cada minuto mais vitais, elimina a possibilidade de rotinas antigas, na imensa maioria das vezes de maneira despercebida. Ir a academia de ginástica, fazer compras no supermercado ou o simples ato de sair para jantar, cada vez menos, faz parte do cotidiano das pessoas. A obsolescência de produtos e velocidade da indústria em oferecer ao mercado produtos novos, que por sua vez traz a necessidade de operação e manutenção diferenciados do que se tinha até então, também afeta sobremaneira o consumidor. O que se vê, para suprir essas necessidades básicas é o surgimento dos trabalhos personalizados, onde profissionais, dos mais diversos segmentos, dedicam-se as tarefas de atender esse novo perfil de consumidor de maneira que suas necessidades sejam supridas sem demandar tempo para excuta-las, assim como o desobriga da necessidade de estar constantemente aprendendo o funcionamento e a manutenção de tudo o que lhe chega as mãos, como no caso dos computadores, por exemplo. A realidade é que a modernidade nos trouxe coisas muito uteis, das quais não mais podemos viver sem, e que, no entanto, não sabemos exatamente como funcionam e acabam nos trazendo problemas que não tínhamos.
No caso específico dessa matéria, trataremos dos automóveis, esse bem tão necessário e valioso, cujo mercado atual nos oferece uma gama praticamente incontável de modelos, versões e aplicações e onde, no mais das vezes, o consumidor compra errado, não sabe como manter e acaba com um imenso prejuízo, também como no exemplo dos computadores.
Há pouco mais de 15 anos, haviam 4 marcas, com 3 ou 4 modelos, e 3 ou 4 versões, o que dava uma conta simples no momento da escolha e da compra, além do apego de muitos por determinadas marcas. Hoje são mais de 60 marcas, com pelo menos 5 modelos e incontáveis versões, oriundas dos 4 cantos do planeta, criadas por excessivas e não divulgadas fusões e a dificuldade em se focar exatamente no que se precisa, que atenda as necessidades, aliada ao gosto pelo design e seu valor é de deixa qualquer um maluco. O tipo de tecnologia embarcada também atrapalha, uma vez que ninguém se sente (e, na verdade, não o é...) na obrigação de fazer um curso para entender como funciona seu novo automóvel. Quando se depara com uma falha ou um problema, é obrigado a acreditar na palavra de um técnico, que muitas vezes também não está equipado devidamente para solucionar o problema. A culpa, de imediato, recai sobre o carro, enquanto, muitas das vezes, deveria recair sobre quem o vendeu sem alertar sobre sua manutenção, ou sobre a qualidade dos produtos (combustível, óleo lubrificante, produtos de limpeza etc) a serem utilizados.
Entra em cena, então, o Assessor, um profissional conhecedor dos sistemas mecânicos e eletrônicos disponíveis nos modelos, do mercado, seguros etc e, após uma entrevista, entendendo as necessidades específicas de cada cliente, atuando de forma que as chances de uma aquisição errada, de valor elevado como é no caso de um veículo, caiam bastante. Evidentemente a palavra final é do cliente, porém com todos os dados devidamente analisados, este poderá se decidir pela melhor opção. É mais barato, eficiente e economiza tempo a contratação de um consultor especializado em automóveis novos e usados, do que toda a dor-de-cabeça decorrente de uma compra por impulso.
Uma vez feita a compra, o tempo livre do cliente não mudou... permanece apertado, e seus afazeres o impedem de prestar a devida atenção a seu novo bem. Manter dados de abastecimento, revisões, lavagem e manutenção parece muito pouco, mas é aí que se cria a diferença entre um veículo usado de alto nível contra apenas mais um veículo usado na hora da revenda. Esse Assessor, então, pode ser considerado um Personal Car, que, em caso de defeitos, está sempre a postos para solucionar os problemas sem que seu cliente perca tempo ou pague por um serviço desnecessário ou mal feito. Independente de estar acompanhando a vida útil do veículo desde o princípio e podendo facilmente ser incorporados seus serviços a qualquer momento, por qualquer cliente, para qualquer tipo de veículo – incluindo-se frotas -, o Consultor faz uma revisão completa do veículo e cria-se, então, um banco de dados, mais precisamente um prontuário do carro em questão. Todos os agendamentos de manutenção preventiva, troca de óleo, correias etc estão corretamente apontados. Vale destacar que, embora a quilometragem recomendada para a troca do óleo do motor seja X, o usuário comum não costuma fazer as contas da relação quilometragem x tempo parado em funcionamento, como em um engarrafamento, por exemplo. A mesma conta se aplica a todos os componentes com vida útil calculada em distância percorrida.
Como funciona esse trabalho?
Excetuando-se os trabalhos agendados acima descritos, em caso de algum problema repentino  basta estabelecer data, hora e local, o consultor vai até o veículo e efetua uma análise prévia, junto ao cliente, do problema com o veículo. Caso o veículo, mesmo avariado, apresente condições de rodagem, será então levado pelo Consultor para a concessionária ou oficina especializada, a fim de que se possa formar o diagnóstico da maneira mais correta possível. Um guincho-plataforma será empregado, no caso de o veículo estar impossibilitado de movimentar-se. Em qualquer dos casos, será enviado via e-mail, se possível com fotos digitais, um orçamento descritivo, peças e componentes a serem substituídos, seus valores e o custo da mão de obra, bem como o tempo necessário. Caso não haja possibilidade deste orçamento ser apresentado imediatamente, por e-mail, o mesmo será levado em mãos ao cliente. Uma vez aprovado e assinado pelo cliente o orçamento, a reparação do veículo se iniciará imediatamente. Finalizado o conserto e o veículo estando em perfeita ordem, todas as peças substituídas são entregues, junto ao veículo, para o cliente. 
Esse sistema de trabalho pode – e deve – ser estendido a frotistas, que elimina o custo fixo de mão-de-obra especializada em suas instalações, além de delegarem ao Consultor toda a agenda de manutenção preventiva, limpeza e reparos em seus veículos, o que, sem dúvida, é um grande diferencial nos dias atuais. Para a total segurança e tranquilidade tanto do cliente quanto do Consultor, toda a negociação entre as partes estará devidamente documentada.
É a prestação de serviços que chega a mais um segmento, oferecendo conforto, segurança e garantia de excelente qualidade em tempos onde o tempo não perdoa!


Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário