O hatchback
A3 é produzido pela alemã Audi desde 1996 e chega agora em sua terceira
geração, sendo que suas duas primeiras gerações o A3 (8D de 1996 até 2003,
8P/8PA de 2003 até 2013) empregava a plataforma do Grupo A da Volkswagen, a
mesmas utilizada no Golf e Touran, Seat León e Toledo,
Sköda Octávia e Audi TT. O atual A3 da terceira geração (8V) usa a plataforma
definida como MQB do Grupo Volkswagen, que faz parte da estratégia da empresa para a
construção modular compartilhada de suas plataformas transversais, com motor e tração dianteira dianteiros. O
sistema MQB – Modularer QuerBaukasten ou, em língua compreensível, Matriz
Transversal Modular – foi implantado pela matriz alemã em 2012, que inclui
também o programa MB – Modularer Baukasten – Matriz Longitudinal – para os
modelos com esta arquitetura de construção.
Complementando a Classe
3 da montadora sediada em Ingolstadt (A3, A3 Saloon, S3 e S3 Saloon), o modelo
Sportback (hatchback 5 portas ou station wagon) chegou ao mercado em 2004,
sendo uma versão mais comprida do que seu modelo-base, o A3, oferecendo assim
mais espaço aos ocupantes do banco traseiro e maior espaço para bagagem, além
da aplicação da grade dianteira igual a do modelo R8 que, posteriormente, foi
incorporado em todos os modelos da
“família” A3, que compreende os modelos da categoria Compact Cars da
Audi.
Agora, em sua versão
2014, o Audi A3 Sportback apresenta uma distância entre eixos 58mm maior do que
a versão anterior, sendo 35mm a mais do que a base A3, com o eixo dianteiro
deslocado 400mm para a frente. Isso certamente aumenta o espaço interno,
distribui melhor o peso e melhora significativamente a estabilidade do carro,
além de contar com diversas opções de acabamento, acessórios e motorização na
Europa, onde é comercializado desde fevereiro deste ano nas versões 1.2 TFSI -
105 Cv; 1.4 TFSI - 122 Cv/ 140 Cv; 1.8 TFSI - 180 Cv; 1.8 TFSI Quattro - 180
Cv, a gasolina, e 1.6 TDi - 105 Cv; 2.0 TDi - 150 Cv; 2.0 TDi Quattro - 150 Cv,
a diesel. A versão esportiva do modelo é o S3 Sportback 2.0 TFSI Quattro, com
gigantescos 300 Cv de potência. A sigla TFSI significa Turbo-Charged Fuel Stratified Injection, que quer dizer que é um motor turbo-comprimido,
com sistema de injeção direta de combustível, conforme explicarei mais à
frente. A sigla TDi significa Turbo Diesel Injection, para os motores movidos a
diesel, e a designação Quattro refere-se a tração integral permanente
nas 4 rodas.
O que os olhos
não veem: apesar de a Audi estar trazendo para o Brasil o novo compacto
(veículos hatchback com 4.250mm a
4.500mm de comprimento) A3 Sportback 5 portas apenas com as motorizações 1.4 TFSI com 122
Cv e 1.8 TFSI, com 180 Cv, o que realmente interessa saber está oculto pela
beleza do conjunto em um todo. Como
já mencionado, o novo Audi A3 Sportback 5 portas é um pouco maior do que a
ultima versão, medindo 4.310mm de comprimento, 1.785mm de largura e 1.425mm de
altura, com sua distância entre eixos sendo de 2.636mm. Essa nova plataforma
MQB, comercialmente conhecida por Ultra, reduziu em 90 kg o peso do carro com
relação ao anterior, com peso total atual de 1.300 kg na versão com
motor 1.4, já que toda a célula estrutural combina o emprego de diversos
materiais em cada parte, de acordo com as funções necessárias. O setor dos ocupantes
do carro é feito em aço forjado a quente, visando resistência e leveza,
enquanto a tampa do motor, para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a
subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio, por exemplo. Além disso,
um retrabalho no cofre do motor e no assoalho reduziu o arrasto aerodinâmico, o
que significa melhor desempenho e maior economia de combustível.
Os motores 1,4 e 1,8 litros , totalmente
feitos em alumínio, ficaram mais leves, acrescidos com a tecnologia TSFI, que é
um sistema de duplo impulso fornecido por um turbocompressor e um supercharger
juntos, eliminando o delay comum nos sistemas apenas turbo, pois o supercharger
atua a partir de baixas rotações, e quando o volume de gases queimados é
suficiente para acioná-lo, o turbo entra em ação. Junte a isso o
sistema de injeção, que regula a quantidade de combustível com alta precisão,
variando entre as pressões de 50-160 bars, injetando o combustível diretamente
nas câmaras de combustão, e ficará mais fácil entender como um motor com 1,4 litros de volume tem
122 Cv de potência e o 1,8
litros chega aos 180 Cv! Dotados ainda com o sistema
Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo estiver parado (ao parar no
semáforo, por exemplo, o sistema desliga o motor, e a partida se dá assim que o
motorista tira o pé do freio) e com a tecnologia de recuperação, que aumenta a
voltagem do gerador, converto-a energia cinética em energia elétrica, empregada
reduções ou frenagens, acoplados
ao câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, acionado por
alavanca ou shift-paddles no volante, combinado com o Drive Select, com os modos
Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência, qualquer um desses motores
elevam o A3 Sportback um nível acima da concorrência.
Externamente, a dianteira com a grade
single-frame com cantos angulosos, os faróis estreitos de xênon-plus e luzes
diurnas em LED, com ajuste automático de altura e as grandes entradas de ar
conferem um visual agressivo, suavizado pelo perfil elegante, definido pela
linha de cintura e pelas superfícies curvas e, na traseira, luzes bipartidas,
com tecnologia LED, em combinação com lâmpadas xênon, garantem o equilíbrio asseguram
um design dinâmico e agradável ao A3 Sportback.
Como tudo tem um preço, o Audi A3 Sportback
1.4 TFSI S-Tronic custa a partir de R$94.700,00, enquanto o Audi A3 Sportback
1.8 TFSI S-Tronic não sai por menos do que R$124.300,00. Para nossa tristeza, a única
alternativa possível de chegar oficialmente ao mercado nacional, entre todos as
versões do A3 Sportback 2014 oferecidas pela Audi no Mundo Civilizado, é o S3
Sportback 2.0 TFSI Quattro, com 300 Cv de potência. Mas isso, por enquanto, é
apenas uma possibilidade...
Renato
Pereira – blogtruecar@gmail.com
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