A montadora líder do mercado no
semestre, com 380.128 veículos comercializados no período não está contente e
quer mais. Incomodada com a 21 ͣ colocação no ranking total dos veículos mais
vendidos, e com apenas o modesto 10 ° lugar em seu segmento, a Fiat lança a
versão BlackMotion para seu hatchback compacto Punto.
O modelo chegou ao mercado europeu
em 1993, sendo que sua terceira geração entrou em produção em 2005 e
desembarcou em solo brasileiro no ano de 2007. Mas existe uma grande diferença
entro o “nosso” Punto e o Italiano: o tamanho. Em sua Terra-Natal, o Punto é da
categoria dos hatchback sub-compactos, com 3 ou 5 portas, com as mesmas
dimensões do Pálio, e foi o substituto natural do Uno nos países desenvolvidos.
O modelo fabricado no Brasil corresponde, na Itália, ao Grande Punto, hatchback
compacto com 5 portas, medindo 4.065mm de comprimento, 1.687mm de largura e 1.499mm de
altura, desenvolvido pelo Estúdio Giugiaro para suprir a lacuna entre o Punto e
o Stilo e, entre 2005 e 2006 foi o carro mais vendido da Europa, sendo junto ao
Bravo (sucessor do Stilo) e do Cinquecento um dos responsáveis pela recuperação
financeira da Fiat. Na Europa, o Grande Punto compartilha integralmente a
plataforma Gamma com o Opel Corsa, enquanto aqui a Fiat mantém a estrutura
central dessa plataforma, porém combinando elementos de suspensão com os
modelos Idea e Stilo, visando melhor adequar o Punto
as más condições de pavimentação das ruas e estradas brasileiras. O design é
idêntico, exceto pela ausência de pisca-piscas nas laterais na versão
brasileira. Outro diferencial da versão brasileira do Punto são alguns
opcionais, como o sistema multi-mídia Blue&Me desenvolvido em conjunto
com a Microsoft, para que o motorista possa desempenhar várias tarefas com
comando de voz (acionar agenda telefônica, atender chamadas telefônicas por
meio de bluetooth, ouvir através do sistema de áudio do
veículo as mensagens SMS), além dos mais comuns MP3, entrada USB para pendrive e MP3 player.
Após três anos em um dos segmentos
mais disputados de nosso mercado, a Fiat fez, em 2010, uma alteração
substancial nas versões Essence e Sporting do Punto, com a adoção dos novos
motores E.torQ,1.6 16V e 1.8 16V, que se diferem dos motores Powertrain em
sistemas como o eixo de comando de válvulas
simples e roletado, bomba de água integrada à bomba da direção hidráulica e
bomba de óleo, acionada diretamente pelo eixo do virabrequim e não por correia.
Dessa forma, a montadora procurou corrigir dois pontos fracos do modelo,
oferecendo uma motorização mais forte do que o motor 1.4 com 85 a 88Cv, e aposentando o 1.8
16V herdado da época da parceria com a General Motors. Em 2011, foi a vez do
sistema de transmissão automatizado Dualogic ser opcional também para os Punto
com motor 1.6 16V, agora também com acionamento shift paddle nas versões
Sporting e T-Jet, este último mantendo uma já tradição da montadora no Brasil,
que é oferecer uma versão esportiva com motorização turbo de alguns de seus
modelos.
Inicialmente como
uma “série especial”, mas com tudo para se tornar “de linha”, dependendo da
resposta do mercado, Fiat começa a disponibilizar a versão BlackMotion do Punto
1.8 16V, que agrega tanto um apelo mais esportivo quanto sofisticado em relação
as demais versões. Externamente, o BlackMotion é rapidamente reconhecível
graças aos para-choques com design diferenciado, mini-saias nas laterais,
faróis com máscara negra e rodas de liga leve, aro 16” , com design exclusivo. Por
dentro, o
Punto Blackmotion tem nova textura no painel, cintos de segurança na cor cinza,
bancos com acabamento esportivo, revestimento interno preto e sobre-tapetes em
carpete com bordado alusivo a série, rádio CD MP3 com entrada USB, volante em couro
com comando de rádio, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros,
sinalização de frenagem de emergência, duplo airbag e ABS. Como opcionais, o Punto BlackMotion
oferece seletor de modo de direção, quando equipado com transmissão Dualogic,
com 3 níveis – Dinâmico, Normal e Autonomia (um jeitinho legal que a Fiat
arranjou para criar a sigla DNA nas conhecidas alternativas Esportiva, Normal e
Econômica), teto solar elétrico skydome, Blue&Me, sensor
de chuva e crepuscular, side bag + window bag, entre outros, com “a versão
básica da versão” BlackMotion partindo de R$ 49.900,00 – cinquenta mil Reais,
né, marketing da Fiat... ninguém vai dar R$ 100,00 de troco, por favor. Coisas
de mal gosto assim acabam por lembrar lojinhas de R$1,99, e vai-se embora a
elegância e sofisticação pretendidas pela montadora...
Com a
chegada de mais um membro na família, o modelo Punto está disponível, agora,
nas seguintes versões: Attractive
1.4, flex, 85 a
88 Cv; Essence 1.6 16V, flex, 115
a 117 Cv; Sporting 1.8 16V, flex, 130 a 132 Cv; T-Jet 1.4 16V,
gasolina, 152 Cv, e BlackMotion
1.8 16V, flex, 130 a
132 Cv.
Renato
Pereira – blogtruecar@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário