quinta-feira, 18 de julho de 2013

Siglas: O que significa esse monte de letrinhas nos nomes dos carros?

No inicio, os carros tinham um nome ou número, que definia o fabricante e o modelo, para distingui-los dos demais. Mais tarde, esses nomes ganharam sobrenomes e, em seguida, vieram as letrinhas, que separavam as versões de um mesmo modelo. Cada fabricante criava a combinação de letrinhas que mais lhe agradasse e, com o tempo, acabou-se praticamente padronizando o significado de cada letra, cabendo aos fabricantes, então, apenas dispô-las do jeito que acharem mais bonito. Algumas montadoras não dão nomes, mas sim números aos modelos, além de usarem as letras da forma que mais gostam, e é uma tortura constante desvendar o significado dessas siglas, que crescem a cada dia, geralmente indicando as aptidões do modelo, bem como associando objetos de valor a cada nível de luxo e conforto. Mas vamos lá, por ordem alfabética!
As siglas mais utilizadas por todos:
CD: Confort Diamond = Conforto nível Diamante, Top de linha porque diamantes são caros.
CE: Cheap Edition  =  Edição Barata, eufemismo para Popular Básico.
CG: Confort Gold = Conforto nível Ouro, versão intermediária, quase Top de linha.
CL: Confort Luxe = Conforto nível Luxo, ou seja, quase nada além de básico.
CLi: Confort Luxe Injection = Conforto nível Luxo + Injeção Eletrônica... uau!!!
CS: Confort Super = Conforto nível Super, que é mais chique do que Luxo, só que carburado.
Ou
CS: Confort Silver = Conforto nível Prata, sendo a versão mais pelada de um modelo.
CSi: Confort Super Injection = Conforto nível Super + Injeção Eletrônica.
CSL: Confort Super Luxe = Conforto nível Super Luxo super melhorado.
CXi: Coupe 4Wheel Drive Injection = Coupe 4x4 permanente + Injeção Eletrônica de Combustível.
DLX: De Luxe = De Luxo, abreviado no formato taquigráfico, + Extra, quando o X vira E.
DX: Deluxe = De Luxo, um pouco acima do Básico.
EFi: Eletronic Fuel Injection = Injeção Eletrônica de combustível, que já foi coisa de outro mundo...
ES: Euro Sport = Esportivo Europeu. Só.
ELX: Eletronic Luxe Extra = Luxo, Extra – quando X vira E, Eletrônico, quando E é E mesmo.
EX: Economic Extra = Econômico (motor) Extra – quando X vira E, equivalente ao nível L.
Ou
EX: Executive = Executivo, abreviado no formato taquigráfico.
Ou
EX: Extended Luxury = Luxo Estendido, cujo chassi foi alongado, como uma Limousine.
GHIA: É Ghia mesmo, nome de um estúdio de design, sugerindo alto nível, algo como Top ++.
GL: Grand Luxury = Grande (sentido de bastante) Luxo.
GLi: Gran Luxe Injection = Grande (sentido de bastante) Luxo + Injeção Eletrônica.
GLS: Gran Luxe Super = Grande (sentido de bastante) Luxo Super, mais chique ainda.
GLX: Gran Luxe Extra = Grande (sentido de bastante) Luxo Extra, muito mais chique que o anterior.
GS: Gran Sport = Grande (sentido de bastante) Esporte.
Ou
GS: Gran Sedan = Sedan Grande no sentido de Esportivo.
GSi: Gran Super Injection = Grande (sentido de bastante) Super + Injeção Eletrônica
GT: Gran Tourism = Grande (sentido de bastante) Turismo, alusão a esportividade do modelo.
GTi: Gran Tourism Injection = Grande (sentido de bastante) Turismo + Injeção Eletrônica. Uau!!
GTO: Grand Turing Over 3.0 Liters = Grande (sentido de bastante) Turismo com motor 3.0 acima.
Ou
GTO: Gran Tourism Omologato = Grande (sentido de bastante) Turismo Homologado, pra corrida.
GTR: Gran Tourism Racing = Grande (sentido de bastante) Turismo teoricamente de corrida.
GTS: Gran Tourism Sport = Grande (sentido de bastante) Turismo Esportivo.
GTS-R: Gran Tourism Sport Racing = Grande (sentido de bastante) com tudo do anterior e pra acelerar!
GTU: Grand Tourism Under 3.0 liters = Grande (sentido de bastante) Turismo com motor até 3.0.
GTUS:Grand Tourism Under 3.0 liters Sport = O mesmo anterior e Esporte, com detalhes esportivos.
GXL: Grand Xtra Luxury = O mesmo que GLX, ao contrário, também com X virando E.
HGT: High Grand Tourism = Grande (sentido de bastante) Turismo e Superior, ainda por cima!
HLX: High Luxury Xtra = Superior Luxo Extra, porque deve ter alguma coisa acima de Superior.
HPE: High Performance Edition =  Edição de Alta Performance, indicando série especial pra acelerar.
I: Injection = Injeção Eletrônica de Combustível. Porque C nunca foi Carburator, eu não sei...
iS: Import Sedan = Sedan Importado...
L: Luxe = Luxo, nível de acabamento dois parafusos superior ao Standart.
LDO: Luxury Decor Option = Opção de Decoração Luxo, algo como um Luxo Super ao quadrado.
LE: Luxury Edition = Edição de Luxo, um Standart melhorado.
LS: Luxe Sedan = Sedan Luxo, um tico melhor do que o Sedan STD.
Ou
LS: Luxe Super = Luxo Super, um LE em série.
LTD: Limited = Edição Limitada (?) de um modelo.
LX: Luxury = Luxo, o mesmo que L.
Ou
LX: Luxury Xtra, Luxo Extra quando o X vira E e o modelo ganha algumas arruelas a mais.
RL: Ranking Low = Status Baixo, eufemismo legal para Standart...
RN: Ranking Normal = Status Normal, versão intermediária.
RT: Ranking Top = Status Alto, o melhor possível para um modelo mais ou menos.
RS: Racing Super = Super de Corrida, mas para usar na rua e estradas.
RXE: Ranking Extra =
S: Super = Nível de acabamento quatro parafusos acima do L.
SC: Sport Coupe = Coupe Esportivo, daqueles feitos para acelerar.
Ou
SC: Super Charged = Super Charger, quando a fábrica coloca um compressor e vira um canhão.
SE: Sport Edition = Edição Esportiva, quando pintam uma faixa nas laterais ou algo assim.
Ou
SE: Special Edition = Edição Especial, o que significa ser superior ao inferior, ou seja, redundante.
SE-G: Superior Executive Gold =
SFI: Sequencial Fuel Injection = Injeção Eletrônica Sequencial de Combustível. Lógico.
Si: Sport Injection = Esporte com Injeção Eletrônica de Combustível. Uau!!!
SL: Super Luxe = Super com alguma coisa que o transforma em Luxo, ou o contrário.
Ou
SL: Sport Luxury = Esporte Luxo, esportivo com ar condicionado ou trio elétrico ou algo assim.
SLC: Super Luxe Coupe = Coupe (bem pequeno) Super Luxo.
SL/E: Super Luxe Executive = Igual ao SL, com mais coisas de acabamento.
SLX: Super Luxe Xtra = Super Luxo Extra, Um básico melhorado duas vezes com algo a mais.
SS: Super Sport = Super Esportivo, geralmente norte-americano.
ST: Sport Tourism = Turismo Esportivo, sedan para acelerar mais do que a versão anterior.
STD: Standart = Exatamente isso: versão mais básica e pelada de um modelo.
XEi: Xtra Executive Injection = Nível de acabamento Extra + Executivo e Injeção Eletrônica.
XL: Xtra Luxe = Luxo Extra, entenda-se como básicão com alguma coisa a mais.
XLi: Xtra Luxe Injection = Idem ao anterior, com Injeção Eletrônica de Combustível.
XLT: Xtra Luxe Total = Extra Luxo Total, ou seja, tudo do XL + diversos acessórios.
XLS: Xtra Luxe Super = Extra Luxo Super, acima do XL e abaixo do XLT.
As siglas que, de tão tradicionais ou diferentes, se tornaram “particulares:”
AMG: Inicias dos sobrenomes Aufrecht, Melcher e da cidade Groospach. Mercedes-Benz.
GT-R: Gran Tourism Racer = Grande (sentido de bastante) Turismo de Corrida. Nissan
M: Motorsport = Especiais esportivos. BMW.
R: Racing = Versões esportivas. Volkswagen.
RS: RennSport = Esportivo de Corrida.  Audi
Ou
RS: Rally Sport = Esportivo para Rally. Ford.
R/T: Road & Track = Estrada e Pista. Dodge e Chrysler, que são a mesma coisa.
RX-7: Rotary Xperimental # 7 = Motor Rotativo Experimental N°7. Mazda.
SLK: Sport Luxury Kompact  = Esportivo de Luxo Compacto. Mercedes-Benz.
SRT: Street & Racing Technology = Tecnologia de Estrada e Pista. Dodge e Chrysler.
STI: Subaru Tecnica International = Sistema exclusivo. Subaru.
SV: Super Veloce = Super Veloz, indica mais velocidade ainda em um modelo. Lamborghini.
SVO: Super Veloce Omologato = Indem a anterior, Homologado para corrida. Lamborghini.
SVR: Super Veloce Racing = Idem a anterior, mais veloz ainda. Lamborghini.
V-Spec: Victory Specifications = Especificações de Vitória. Nissan.
VT: Viscous Traction = Tração Viscosa, indica tração integral permanente. Lamborghini.  
WRX: World Rally Cross = Modelo do Campeonato Mundial de Rally. Subaru. 
XR3: Xperimental Research #3 = Reserva Experimental N°3. Ford
XR3i: Xperimental Research #3 = Idem a anterior, com Injeção Eletrônica de Combustível. Ford.
Z: Zigma = Última letra do alfabeto. Alusão a, se é a última, é a melhor. Nissan.
ZX: Zigma 10 = O mesmo da anterior, multiplicado por 10 em algarismos romanos. Nissan. Uau!!!
Siglas específicas e técnicas:
AWD: All the time, all Wheel Drive = Tração integral permanente nas 4 rodas.
4WD: Part time 4 Wheel Drive = Tração nas 4 rodas, acionadas pelo motorista.
DOHC: Double Over Head Camshaft = Comando de válvulas duplo, no cabeçote.
FSI: Fuel Stratified Injection = Injeção Estratificada de Combustível.
Kompressor: Compressor = Motores com Compressor. 
Mi: Multi Injection = Injeção Eletrônica Multiponto de Combustível, evolução do EFi...
MPi: Multi Point Injection = Injeção Multiponto idêntica a anterior, com mais charme...
MPFi: Multi Point Fuel Injection = Injeção Eletrônica Multiponto de Combustível, com mais charme ainda!
OHV: Over Head Valve = Válvulas no cabeçote. Um dia isso foi novidade.
SOHC: Single Over Head Camshaft = Comando de válvulas único, no cabeçote.
SULEV: Super Ultra Low Emissions Vehicle = Veículo de emissões super-ultra-baixas.
TFSI: Fuel Stratified Injection = Turbo, Injeção Estratificada de Combustível.
VHC:  Very High Compression = Compressão muito alta.
VVTi: Variable Valve Time Intelligence = Variação Inteligente do Tempo das Válvulas.

É isso. Esqueci algum? Se sim, basta enviar no e-mail blogtruecar@gmail.com que será devidamente inserido. Antes que perguntem, não, eu não exemplifiquei os veículos definidos por números (BMW, Mercedes-Benz, Citroën, etc...) porque aqui são só as siglas.


Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com   

8 comentários: