sexta-feira, 19 de julho de 2013

Chevrolet Onix: Novidades tecnológicas para esquentar a briga dos Hatch Compactos!


Lançado no Brasil com a missão de substituir o Celta (Suzuki Fun na Argentina), modelo já ultrapassado que utiliza a plataforma da 2 ͣ geração do Corsa de 1994, o Chevrolet Onix, um hatchback compacto, 5 portas, totalmente desenvolvido pela filial brasileira da montadora norte-americana, chegou ao mercado em 2012 com duas motorizações possíveis, 1,0 litros, flex, com 78 a 80 Cv e 1,4 litros, flex, com 98 a 106 Cv. Sexto modelo mais vendido em seu segmento no primeiro semestre de 2013, com 58.524 unidades (1,0 e 1,4 litros, em todas as versões) comercializadas, o Onix 1.4 LT e LTZ se apresenta agora ao mercado, em seu pacote 2014, com várias novidades e inovações inéditas em seu segmento de mercado.

A principal arma do Onix 1.4 LT e LTZ para melhorar sua posição nas vendas internas é a nova transmissão automática de seis velocidades, o câmbio GF6 em sua 2 ͣ geração, com Active Select, acoplado ao já bem conceituado motor 1,4 litros SPE/4, flex, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal. A exemplo de sua primeira geração, a GF6 conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado, o que elimina cabos entre o módulo e a transmissão e freio motor, que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, oferecendo maior controle e estabilidade ao carro. Somado a isso, a opção Active Select permite que o próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividade à condução do veículo. Para que isso fosse possível, a segunda geração da transmissão GF6 passou por expressivas evoluções e melhorias, e o sistema é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. O principal responsável por isso é o coeficiente de torque – que calcula a relação entre força X cilindrada – bem equalizado ao Onix, fazendo com que seu motor disponibilize 90% do torque máximo a partir dos 2.300 rpm, número muito próximo, ou idêntico, ao de veículos com motorização 1,6 litros. A opção com transmissão manual também tem novidades, com a nova versão do câmbio F1X recebendo novo conjunto de anéis sincronizadores, inclusive para a marcha-a-ré. Aliás, eis um detalhe difícil de se entender... em pleno século 21, ainda existem veículos de passeio sem sincronizador para a ré? Não, custo não é desculpa, mas pelo menos o Onix 1.4 LT e LTZ manual, agora, corrigiu a deficiência, e ganhou um novo volante, em couro, que recebeu o controle automático de velocidade.

Com essas novas características, únicas em seu segmento, o Onix 1.4 LT e LTZ 2014, com transmissão automática de 6 velocidades, movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix, com os dois combustíveis, é de 171 km/h. O que é bastante para um carro de 1.108 kg, distribuídos pelos 3.930 mm de comprimento, 1.075mm de largura e 1.484mm de atura, em uma carroceria tipo mobobloco com linhas harmoniosas, mixando modernidade com agressividade sem excessos, transmitindo robustez e certa diferenciação dos outros modelos, algo bem-vindo nessa fase da indústria automobilística, onde é bastante difícil identificar a marca e o modelo de um veículo sem prestar bastante atenção. O pacote de itens de série do Onix 1.4 LT e LTZ trás direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD, mas inexplicavelmente não tem sensor de estacionamento. Como atrativos periféricos, o modelo oferece  sistema multimídia com Bluetooth, tela LCD  touch screen  de sete polegadas, por onde é possível controlar as configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas e importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas.
O Onix 1.4 LT e LTZ, 5 portas, tem como principais concorrentes o Fiat Novo Uno Evo, 75 Cv; Citroën C3, 82 Cv; Peugeot 207, 82 Cv; Fiat Pálio, 86 Cv;  Fiat Novo Uno, 88 Cv; Fiat Novo Pálio, 88 Cv; Honda Fit, 101 Cv; Chevrolet Ágile, 102 Cv, Fiat 500, 100 Cv; Fiat 500, 105 Cv; Jac J2, 108 Cv. 

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

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