Lançado
no Brasil com a missão de substituir o Celta (Suzuki Fun na Argentina), modelo
já ultrapassado que utiliza a plataforma da 2 ͣ geração do Corsa de 1994, o
Chevrolet Onix, um hatchback compacto, 5 portas, totalmente desenvolvido pela
filial brasileira da montadora norte-americana, chegou ao mercado em 2012 com
duas motorizações possíveis, 1,0 litros, flex, com 78 a 80 Cv e 1,4 litros,
flex, com 98 a 106 Cv. Sexto modelo mais vendido em seu segmento no primeiro
semestre de 2013, com 58.524 unidades (1,0 e 1,4 litros, em todas as versões)
comercializadas, o Onix 1.4 LT e LTZ se apresenta agora ao mercado, em seu
pacote 2014, com várias novidades e inovações inéditas em seu segmento de
mercado.
A principal arma do Onix 1.4 LT e LTZ para
melhorar sua posição nas vendas internas é a nova transmissão automática de
seis velocidades, o câmbio GF6 em sua 2 ͣ geração, com Active Select, acoplado
ao já bem conceituado motor 1,4
litros SPE/4, flex, 4 cilindros em linha, dianteiro,
transversal. A exemplo de sua primeira geração, a GF6 conta com o sistema
adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado, o que elimina
cabos entre o módulo e a transmissão e freio motor, que mantém a marcha em uso
mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, oferecendo maior controle e
estabilidade ao carro. Somado a isso, a opção Active Select permite que o
próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles
localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividade à
condução do veículo. Para que isso fosse possível, a segunda geração da
transmissão GF6 passou por expressivas evoluções e melhorias, e o sistema é
0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. O principal
responsável por isso é o coeficiente de torque – que calcula a relação entre
força X cilindrada – bem equalizado ao Onix, fazendo com que seu motor disponibilize
90% do torque máximo a partir dos 2.300 rpm, número muito próximo, ou idêntico,
ao de veículos com motorização 1,6 litros . A opção com transmissão manual
também tem novidades, com a nova versão do câmbio F1X recebendo novo conjunto
de anéis sincronizadores, inclusive para a marcha-a-ré. Aliás, eis um detalhe
difícil de se entender... em pleno século 21, ainda existem veículos de passeio
sem sincronizador para a ré? Não, custo não é desculpa, mas pelo menos o Onix
1.4 LT e LTZ manual, agora, corrigiu a deficiência, e ganhou um novo volante,
em couro, que recebeu o controle automático de velocidade.
Com
essas novas características, únicas em seu segmento, o Onix 1.4 LT e LTZ 2014, com
transmissão automática de 6 velocidades, movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em
12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix, com os dois
combustíveis, é de 171 km/h .
O que é bastante para um carro de 1.108 kg , distribuídos pelos 3.930 mm de comprimento,
1.075mm de largura e 1.484mm de atura, em uma carroceria tipo mobobloco com
linhas harmoniosas, mixando modernidade com agressividade sem excessos,
transmitindo robustez e certa diferenciação dos outros modelos, algo bem-vindo
nessa fase da indústria automobilística, onde é bastante difícil identificar a
marca e o modelo de um veículo sem prestar bastante
atenção. O pacote de itens de série do Onix 1.4 LT e LTZ trás direção
hidráulica, airbags frontais e freios ABS/EBD, mas inexplicavelmente não tem
sensor de estacionamento. Como atrativos periféricos, o modelo oferece sistema multimídia com Bluetooth, tela LCD
touch screen de sete polegadas, por onde é possível
controlar as configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis
ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas,
distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas
de som das quatro portas e importação de demais informações tradicionais do
celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas.
O Onix 1.4 LT e LTZ, 5 portas, tem como principais
concorrentes o Fiat Novo Uno Evo, 75 Cv; Citroën C3,
82 Cv; Peugeot 207, 82 Cv; Fiat Pálio, 86 Cv;
Fiat Novo Uno, 88 Cv; Fiat Novo Pálio, 88 Cv; Honda Fit, 101 Cv;
Chevrolet Ágile, 102 Cv, Fiat 500, 100 Cv; Fiat 500, 105 Cv; Jac J2, 108 Cv.
Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com
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