Impossível não se espantar.
Analisando-se o mercado de pick-ups zero quilômetro no período que compreende
de janeiro a junho, os números mostram uma realidade pouco conhecida ou, o mais
provável, ignorada neste setor. Quando se fala em pick-ups, tem-se,
obrigatoriamente, de dividi-las em três segmentos: Pick-Up Compacta, com
capacidade de carga aproximada de 700 Kg, Pick-Up Média, para aproximadamente
1.200 kg e Pick-Up Grande, para algo em torno de 1.500 Kg. É fato mais do que
consumado que, na imensa maioria das vezes, as Pick-Ups no Brasil raramente são
utilizadas para carregar um prego, que seja, em suas caçambas. Em geral, são
compradas por jovens – e não tão jovens – “americanizados” pelo gosto um tanto
egoísta de não querer levar mais do que ele mesmo e um passageiro, no caso das
Compactas, ou de se fazer presente e ocupar bastante espaço com um veículo de
grande porte onde quer que chegue, quando das Pick-Ups
Médias para cima. Mas o que espanta os mais desavisados é que não, não é esse
monte de “caminhonetões”, que atravancam o trânsito nas grandes cidades, as
Pick-Ups mais comercializadas; as Compactas, sendo um modelo (com suas várias
versões), em especial, vencem com sobra nos três segmentos. Vamos aos números!
Pick-Up Compacta:
Quatro montadoras disputam esse
segmento, sendo elas, pela ordem em volume de vendas:
Fiat: Strada Working, Trekking e
Adventure, cabine simples, estendida ou dupla, motores flex 1,4, 1,6 e 1,8 litros , com valores
entre R$32.300,00 a R$54.000,00.
Volkswagen: Saveiro Básica, Trooper
e Cross, cabine simples ou estendida, motor flex 1,6 litros , com valores
entre R$34.000,00 a R$49.000,00.
General Motors: Montana LS e Sport,
cabine simples, motor flex 1,4
litros , valores entre R$31.000,00 a R$41.500,00.
Ford: Courier L e XL, cabine
simples, motor flex 1,6
litros , valor entre R$32.300,00 a R$39.400,00
Peugeot: Hoogar X-Line, XR e
Escapade, cabine simples, motores flex 1,4 e 1,6 litros , valores
entre R$31.500,00 a R$42.000,00
Pick-Up Compacta
|
||||||||||
Montadora
|
Modelo
|
Versão
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Acumulado
|
Diferença
|
Fiat
|
Strada
|
Todas
|
10.204
|
8.220
|
9.003
|
11.746
|
11.083
|
11.770
|
62.026
|
Modelos
|
Volkswagen
|
Saveiro
|
Todas
|
5.925
|
4.990
|
6.390
|
5.073
|
5.105
|
6.576
|
34.059
|
-27.967
|
GM
|
Montana
|
Todas
|
3.057
|
2.902
|
3.635
|
4.218
|
4.430
|
3.964
|
22.206
|
-39.820
|
Ford
|
Courier
|
Todas
|
509
|
466
|
831
|
867
|
291
|
42
|
3.006
|
-59.020
|
Peugeot
|
Hoggar
|
Todas
|
58
|
55
|
60
|
82
|
67
|
67
|
389
|
-61.637
|
Total
|
19.753
|
16.633
|
19.919
|
21.986
|
20.976
|
22.419
|
121.686
|
Não, eu não sei explicar porque uma
Pick-Up básica, motor 1,4
litros com menos de 100 Cv, para dois ocupantes na
cabine, caçamba com pouco mais de 1.000 litros de capacidade, acabamento fraco e
revenda difícil custa mais de R$30.000,00. Assim como também não posso explicar
o que tem em uma Pick-Up
com motor 1,8 litros ,
para quatro ocupantes (dois espremidos) na cabine, com uma caçamba que só
carrega 580 litros ,
para custar R$54.000,00. Para se ter uma ideia da falta de logica, um Station
Wagon Palio Weekend Adventure Dualogic, com o mesmo motor 1,8 litros , câmbio
automatizado, espaço para 5 ocupantes e porta-malas com 560 litros ,
Top-de-Linha, custa R$ 53.390,00. Faz sentido? Não. Mas essa falta de sentido
não alterou o fato de que, dos 380.128 carros vendidos pela líder Fiat no
semestre, 62.026 unidades foram de sua Pick-Up Strada...
Pick-Up Média:
Aqui, sete montadoras estão na
briga. Logo, a quantidade de modelos e versões aumenta vertiginosamente. Pela
ordem do volume de vendas, são elas:
General Motors: S10 LS, LT, LTZ,
cabine simples ou dupla, motor flex 2,4 litros , tração 4x2, câmbio mecânico,
valores entre R$59.000,00 a R$84.500,00. LS, LT, LTZ, cabine simples ou dupla,
motor diesel 2,8 litros ,
tração 4x2 ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$85.400,00 a
R$135.300,00.
Toyota: Hilux SR, cabine dupla,
motor flex 2,7 litros ,
tração 4x2, câmbio automático, valor R$85.000,00. Standart, Standart Pack, SR
A/T, SR M/T, SRV, SRV A/T, SRV A/T Top, cabine simples ou dupla, motor diesel 3,0 litros , tração 4x4,
câmbio mecânico ou automático, valores entre R$90.000,00 a R$138.000,00.
Volkswagen: Amarok S, SE, Trendline,
Trendline Automatica, Highline Automatica, cabine simples ou dupla, motor
diesel 2,0 litros ,
tração 4x2 ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$78.000,00 a
R$134.000,00.
Mitsubishi: L200 Triton HPE Flex,
cabine dupla, motor flex 3,5
litros , tração 4x4, câmbio automático, valor
R$103.000,00. Triton GL, GLX, GLS, HPE AT, HPE MT, Savana, cabine dupla, motores
diesel 2,5 e 3,2 litros ,
tração 4x2 ou 4x4, câmbio manual ou automático, valores entre R$84.000,00 a
R$125.000,00.
Ford: Ranger XLS, cabine simples,
motor flex 2,5 litros ,
tração 4x2, câmbio manual, valor R$64.000,00. XLT e LTD cabine dupla, motor
flex 2,5 litros ,
tração 4x2, câmbio manual, valores entre R$83.000,00 a R$93.000,00. XLS, XLT e
XLT cabine simples ou dupla, motor diesel 3,2 litros , tração 4x4,
câmbio mecânico ou automático, valores entre R$70.000,00 a R$129.000,00.
Nissan: Frontier XE, SE Attack, LE,
LE Attack, SL, cabine dupla, motor diesel 2,5 litros , tração 4x2
ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$86.400,00 a
R$129.000,00.
Ssangyong: Action Sport GL, GLX,
cabine dupla, motor diesel 2,0
litros , tração 4x4, câmbio automático, valores entre
R$87.500,00 a R$91.500,00.
Pick-Up Média
|
||||||||||
Montadora
|
Modelo
|
Versão
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Acumulado
|
Diferença
|
GM
|
S10
|
Todas
|
4.218
|
3.748
|
3.847
|
4.492
|
5.180
|
5.053
|
26.538
|
Modelos
|
Toyota
|
Hilux
|
Todas
|
3.610
|
2.237
|
3.163
|
3.581
|
3.623
|
3.576
|
19.790
|
-6.748
|
Volkswagen
|
Amarok
|
Todas
|
2.014
|
1.505
|
1.952
|
2.416
|
1.933
|
1.828
|
11.648
|
-14.890
|
Mitsubishi
|
L200
|
Todas
|
1.627
|
1.275
|
1.724
|
2.080
|
1.690
|
2.165
|
10.561
|
-15.977
|
Ford
|
Ranger
|
Todas
|
2.172
|
1.615
|
1.434
|
1.520
|
1.370
|
1.091
|
9.202
|
-17.336
|
Nissan
|
Frontier
|
Todas
|
1.395
|
822
|
1.239
|
1.424
|
1.247
|
1.198
|
7.325
|
-19.213
|
Ssangyong
|
Action
|
Todas
|
26
|
26
|
34
|
8
|
15
|
15
|
124
|
-26.414
|
Total
|
15.062
|
11.228
|
13.393
|
15.521
|
15.058
|
14.926
|
85.188
|
É, a confusão fica enorme com esse
festival de legendas, motores, câmbios, trações, cabines e, quem levou a melhor
nesse segmento, foi a General Motors, com sua S10 entrando com 26.532 unidades
na soma dos 305.331 emplacamentos no trimestre. Porém, observe que somando-se o
volume de vendas da Montana – 22.206 unidades – com o volume de vendas da S10 –
26.532 unidades – chegaremos a um total de 48.744 Pick-Ups General Motors
comercializadas, em todas as versões, contra 62.026 Fiat Strada, que atua em um
único segmento, liderando com margem de 13.282 emplacamentos. Impressionante,
não? Assim como também é impressionante alguém ter a coragem de pagar mais de
R$130.000,00 por uma Pick-Up que, por mais que seja recheada com toda a
tecnologia do mundo, ainda é uma Pick-Up...
Eis um segmento que, por algum
motivo inexplicável, as montadoras que “fundaram” o costume brasileiro das
Pick-Ups de grandes dimensões – a General Motors com suas C14, C10, C20, D10,
D20 e Silverado, e a Ford com as F1, F100, F1000 e F250 –, simplesmente o
abandonou. Não, vendas baixas não justificam essa atitude. Enquanto em seu
país-sede a Ford desfila tecnologia e beleza com sua F150, com motorizações que
partem do 3,5 litros
V6 EcoBoost com 365 Cv e chegam ao 6,2 litros V8 com 434 Cv, todos a gasolina, ou
a Super Duty com seus motores 6,2 litros V8 com 385 Cv a gasolina e 6,7 litros V8 com 400 Cv
a diesel, e a General Motors oferece 13 Pick-Ups de grande porte, partindo do
Cadillac Escalade, passando pela Avalanche, Silverado e chegando na Sierra, com
motores variando do 6,2
litros V8 com 408 Cv, 5,3 litros V8 com 320
Cv, 6,0 litros
V8 com 360 Cv a gasolina e 6,6
litros V8 com 398 Cv de potência, a diesel, por aqui
retiraram de suas linhas as já antigas F250 e Silverado, e se esqueceram de
repor algum produto a altura no mercado. Desse jeito, deixaram de bandeja o
segmento para a Dodge, que trás sua RAM 2500 Laramie, cabine dupla, motor 6,7 litros V8 com 310 Cv
a diesel, tração 4x4, câmbio automático, valor de R$150.000,00 e vendeu 377
unidades no semestre! Essa Pick-Up sabe ser gigante em todos os sentidos, até
no preço...
Pick-Up Grande
|
||||||||||
Montadora
|
Modelo
|
Versão
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Acumulado
|
Diferença
|
Dodge
|
RAM
|
Todas
|
53
|
57
|
54
|
22
|
101
|
90
|
377
|
Modelos
|
Total
|
53
|
57
|
54
|
22
|
101
|
90
|
377
|
0
|
Resumindo a ópera: a Fiat descobriu
alguma coisa, sozinha, e não conta pra ninguém! Seus números gigantescos de
vendas, deixando no chinelo todas as outras montadoras e seus modelos, em todos
os segmentos, em conjunto ou em separado, com um único modelo em algumas
versões, é coisa para botar as cabeças pensantes da concorrência para tentarem
descobrir onde foi que erraram e onde foi que a Strada acertou.
Pick-Up Compacta, Média e Grande
|
||||||||||
Montadora
|
Modelos
|
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Acumulado
|
Diferença
|
|
Fiat
|
Strada
|
10.204
|
8.220
|
9.003
|
11.746
|
11.083
|
11.770
|
62.026
|
Montadoras
|
|
GM
|
Montana / S10
|
7.275
|
6.650
|
7.482
|
8.710
|
9.610
|
9.017
|
48.744
|
-13.282
|
|
Volkswagen
|
Saveiro/ Amarok
|
7.939
|
6.495
|
8.342
|
7.489
|
7.038
|
8.404
|
45.707
|
-16.319
|
|
Toyota
|
Hilux
|
3.610
|
2.237
|
3.163
|
3.581
|
3.623
|
3.576
|
19.790
|
-42.236
|
|
Ford
|
Courier / Ranger
|
2.681
|
2.081
|
2.265
|
2.387
|
1.661
|
1.133
|
12.208
|
-49.818
|
|
Mitsubishi
|
L200
|
1.627
|
1.275
|
1.724
|
2.080
|
1.690
|
2.165
|
10.561
|
-51.465
|
|
Nissan
|
Frontier
|
1.395
|
822
|
1.239
|
1.424
|
1.247
|
1.198
|
7.325
|
-54.701
|
|
Dodge
|
RAM
|
53
|
57
|
54
|
22
|
101
|
90
|
377
|
-61.649
|
|
Ssangyong
|
Action
|
26
|
26
|
34
|
8
|
15
|
15
|
124
|
-61.902
|
|
Total
|
34.810
|
27.863
|
33.306
|
37.447
|
36.068
|
37.368
|
206.862
|
Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário