Muito bem, já conseguimos definir
contra o que os níveis básicos e usuais de blindagem no Brasil prometem
proteger o cliente. Agora vamos ver como é construída essa proteção.
Você sabe como é feita a blindagem
de um carro? Se a resposta for: com a aplicação de chapas de chumbo e vidros
bem grossos, você realmente precisa ler essa matéria até o fim.
Como acontece na indústria da
guerra, no mundo da blindagem não existe interesse em vencedores e perdedores,
existe interesse em compradores. Para cada novo tipo de escudo desenvolvido,
quase imediatamente um novo tipo de munição perfurante é criado. Ao longo do
tempo, a ciência avançou, novos materiais foram desenvolvidos e velhos
materiais foram remanejados, o que criou um grande volume de composições
possíveis no sentido de aumentar a resistência e, ao mesmo tempo, reduzir o
peso dos materiais empregados em um sem-fim de projetos. Os Polimeros, compostos
químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de
polimerização (repetição de unidades estruturais menores até formar
macromoléculas que determinam o grau de polimerização) ganharam atenção
especial por sua maleabilidade, baixo peso e infinitas combinações, sendo suas
formas comerciais mais conhecidas o PVC, o Poliestireno, Poliuretano,
Policarbonato, Plexiglas, Baquelite etc. A Aramida é um polímero muito resistente
ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. As
fuselagens dos ônibus espaciais da Nasa são constituídas de mantas de Aramida.
O principal “recheio” das blindagens automotivas atuais também. O peso absurdo
do chumbo e aço, e todos os problemas que acarretavam ao coitado do carro,
foram bastante minimizados. Mas é um material que custa caro. Logicamente, já
foram desenvolvidos polímeros superiores em grau de resistência, maleabilidade
e menor peso do que a Aramida, como o Dyneema, por exemplo, mas aí, sim, o
preço da matéria-prima é exorbitante. A Nanotecnologia também já entrou na
jogada, e materiais como espuma de alumínio e uma fibra composta basicamente de
papel (é, papel...) estão em desenvolvimento.
O Aço Inox é uma liga de ferro e cromo, podendo conter
também níquel, molibdênio e outros
elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores ao aço comum,
conhecido como Aço Rápido, que já é uma evolução do Aço Ferro-Carbono, com
maior resistência ao ataque de um grande número de substâncias corrosivas, entre
elas o ácido nítrico, soluções alcalinas, soluções salinas e sua maleabilidade
permite a construção de peças com alto nível de acabamento.
Então, os materiais empregados na
blindagem de um veículo, até o Nível III-A são hoje, basicamente, mantas de
Aramida em camadas de até 9mm de espessura e Aço Inox AISI 304 de 3mm de
espessura nas áreas opacas (carroceria) do veículo. Usando o mesmo Nível III-A
para exemplificar, o Aço Inox AISI 304 é aplicado em parte dos para-lamas,
moldura do para-brisa, moldura do vidro traseiro, colunas e estruturas, moldura
do teto, moldura dos vidros e contorno de portas e fechaduras. Determinadas áreas, como os vãos entre os
vidros, moldura do teto e contornos são chamados Overlap. A Aramida é aplicada
na parte interna das portas, para-lamas, tampa do porta-malas, teto, encosto do
banco traseiro e capô do motor.
Tudo resolvido, então? Já pode sair
na rua e encarar a bandidagem? Não, tem coisa faltando, precisamente os vidros que,
junto aos pneus, são a pior dor-de-cabeça no mundo da blindagem.
O vidro é um óxido metálico super
esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e
biologicamente inativo, normalmente fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis,
obtido pela fusão, em torno de 1.250 ºC, de dióxido de silício, carbonato de
sódio e carbonato de cálcio. O vidro balístico geralmente é composto por vidro
(lógico), polivinil butiral, poliuretano e policarbonato. São fabricados por
dois processos distintos, a laminação por autoclave, comercialmente conhecidos
como vidros laminados, e laminação com resina, mais conhecidos como vidros
resinados. A melhor opção é o vidro laminado, com policarbonato, por ter a
mesma resistência balística com menor espessura e ser bem mais leve, no caso do
Nível III-A sua espessura sendo em média de 21 mm e o peso de 45 kg/m2. Se
fossem laminados com resina esses números
pulariam para 38mm de espessura e 80 kg/m2 de peso. Sendo um ou outro, a
bala disparada contra uma folha de “vidro à prova de bala”, como é conhecido
vulgarmente, vai perfurar a camada externa do vidro, o que irá amassá-la, e as
camadas de policarbonato e outros polímeros vão absorver a energia dessa bala e
pará-la antes que atravesse tudo e saia pela camada final. A camada de
policarbonato, geralmente composta de produtos como Armormax, Makroclear ,
Cyrolon , Lexan ou Tuffak , está para ser superada pelo recentemente
desenvolvido Oxinitreto de Alumínio, muito mais vele, e só não está em uso
regular ainda porque é muito mais caro do que o policarbonato.
O pneu é exatamente o mesmo de
sempre: um artefato circular feito de borracha, inflado com gases ou água, de
cor negra devido ao fato da adição de negro de fumo à composição da borracha,
já que sem esse elemento os pneus seriam brancos, iam sujar muito e se
desgastariam rapidamente. No caso da blindagem, ninguém adiciona nada de
especial em sua fórmula básica, apenas um aro de segurança, manufaturado em Aço
Inox AISI 304, é inserido em sua parte vertical interna quando de sua montagem
na roda, o que permite ao motorista rodar, a baixa velocidade, por uma curta
distância, até encontrar refúgio.
A aplicação de todo esse material
estará adicionando ao peso original do veículo um valor que varia entre 160 e
280 kg, dependendo do veículo a ser submetido a blindagem. Se a blindagem
chegar ao nível máximo, esse peso extra será na ordem de 400kg a 800 kg.
Pronto, chegamos ao Olimpo da
segurança. Você escolheu o Nível de blindagem que mais te parece indicado
porque entendeu tudo até agora. Já sabe um basicão de armas, munições,
materiais e como o carro é blindado. Mas, antes de sair e comprar o primeiro
carro que aparecer e mandar executar o serviço, que tal entender um pouco da
única coisa que não falei até agora, justamente o carro a ser blindado?
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