terça-feira, 30 de julho de 2013

Toyota Tundra: Tamanho faz diferença!

A Toyota e a Honda são duas montadoras japonesas que levam ao pé da letra o termo “disputar palmo a palmo o mercado”. O que uma faz é rapidamente respondido pela outra, em todos os segmentos automotivos. No mundo das Pick-Ups, não é nada diferente. A Honda Ridgeline, aqui apresentada há alguns dias http://www.blogtruecar.blogspot.com.br/2013/07/honda-ridgeline-2014-o-que-ela-tem-que.html  foi a resposta da Honda ao lançamento, em 1999, da Toyota Tundra, produzida inicialmente no Canadá e, de 2008 em diante, sendo montada na planta da montadora japonesa em San Antônio, Texas.  

A primeira geração da Tundra – cujo nome inicial era T150, mas a proximidade com as Ford F150 fez a montadora mudar de ideia, e buscaram o nome em um tipo de vegetação comum nos cumes congelados do leste europeu... – trazia muita semelhança de design com as antigas T100 e Tacoma, além de utilizar o mesmo motor V6 3,4 litros com 190 Cv, além da versão Super Charger com 260 Cv, até a chegada do novo motor V8 4,7 litros com 245 Cv – também com versão Super Charger e 300 Cv – em sua linha de montagem. 
A segunda geração da Tundra chegou em 2006, com suas dimensões aumentadas, capacidade de carga e reboque maior, e oferecendo os motores V8 4,0 litros com 236 Cv e V8 5,7 litros com 381 Cv com transmissão automática de seis velocidades. Assim, passou a disputar mercado também com a Dodge Ram. A Toyota Tundra é uma Pick-Up bastante útil para o trabalho pesado, e recheada com toda a tecnologia eletrônica que se pode imaginar – controle de tração, controle de estabilidade, controle do diferencial, assistência eletrônica de frenagem, distribuição eletrônica de freios, anti-bloqueadores de rodas, muti-mídia, bluetooth e uma centena de pequenos detalhes, comumente encontrados em veículos de passeio de alto luxo.
Porém, é a grande gama de equipamentos de segurança – dois air-bags na dianteira, air-bags laterais, air-bags tipo cortina para todos os assentos, air-bags para os joelhos – entre outros, que levou a Pick-Up Tundra ao primeiro lugar nos testes contra impactos frontais, laterais e traseiros, além do altíssimo nível de acabamento e conforto interno, obviamente, a colocaram, também, em um patamar de valor bastante alto, inicialmente na casa dos 25 mil Dólares, contra algo em torno dos 20 mil Dólares da Chevrolet Silverado e Ford F150. Bastante alto, diga-se, para os padrões norte-americanos.
Atualmente, a Toyota Tundra é oferecida nas versões Regular Cab (cabine simples), com valor inicial de U$ 25.455,00; Double Cab (cabine estendida), a partir de U$ 27.665,00 e Crew Max (cabine dupla), iniciando em U$ 30.635,00. Todas as versões oferecem motores V6 4,0 litros, V8 4,6 litros e V8 5,7 litros, trações 4x2 e 4x4 e transmissões automáticas de 5 e 6 velocidades. 
Se você acha que 381 Cv é pouca potência, pode instalar um kit Super Charger TRD (Toyota Racing Development) e mandar o motor para 504 Cv, com garantia e tudo. Esse Super Charger foi desenvolvido em conjunto com a Eaton, chamado TVS – Twin Vortices Series – com rotor duplo, e equipa também o Chevrolet Corvette ZR1 e Cadillac CTS-V. Com esse upgrade, a Toyota Tundra V8 5,7 litros com todo seu tamanho e peso crava o tempo de 4,4 segundos para acelerar de parado aos 100 km/h! Como por algum motivo inexplicado os motores a diesel não são bem aceitos nos Estados Unidos, já que os norte-americanos parecem achar mais interessante gastar baldes de gasolina do que litros de diesel para ter o mesmíssimo resultado, as Pick-Ups com motores gigantes a gasolina predominam. A Toyota vem ensaiando há anos oferecer uma versão V8, 8.0 litros ou V6 4,5 litros a diesel para a Tundra, mas até agora, nada de efetivo foi feito.
Não, a Toyota não tem a menor intenção de trazer para o Brasil sua super Pick-Up, já que parece estar contente com a vice-liderança de seu modelo Hilux no segmento das Pick-Ups médias. E não é por falta de mercado, uma vez que a Dodge Ram vem conseguindo bons resultados de vendas e está sozinha no segmento, e tanto a General Motors do Brasil quanto a Ford do Brasil desprezam o segmento. Para quem gosta ou precisa desse tipo de Pick-Up, resta a alternativa de realizar a importação diretamente dos Estados Unidos.

 Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

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