terça-feira, 30 de julho de 2013

Fiat: Montadora lança nova versão do Punto

A montadora líder do mercado no semestre, com 380.128 veículos comercializados no período não está contente e quer mais. Incomodada com a 21 ͣ colocação no ranking total dos veículos mais vendidos, e com apenas o modesto 10 ° lugar em seu segmento, a Fiat lança a versão BlackMotion para seu hatchback compacto Punto.

O modelo chegou ao mercado europeu em 1993, sendo que sua terceira geração entrou em produção em 2005 e desembarcou em solo brasileiro no ano de 2007. Mas existe uma grande diferença entro o “nosso” Punto e o Italiano: o tamanho. Em sua Terra-Natal, o Punto é da categoria dos hatchback sub-compactos, com 3 ou 5 portas, com as mesmas dimensões do Pálio, e foi o substituto natural do Uno nos países desenvolvidos. O modelo fabricado no Brasil corresponde, na Itália, ao Grande Punto, hatchback compacto com 5 portas, medindo  4.065mm de comprimento, 1.687mm de largura e 1.499mm de altura, desenvolvido pelo Estúdio Giugiaro para suprir a lacuna entre o Punto e o Stilo e, entre 2005 e 2006 foi o carro mais vendido da Europa, sendo junto ao Bravo (sucessor do Stilo) e do Cinquecento um dos responsáveis pela recuperação financeira da Fiat. Na Europa, o Grande Punto compartilha integralmente a plataforma Gamma com o Opel Corsa, enquanto aqui a Fiat mantém a estrutura central dessa plataforma, porém combinando elementos de suspensão com os modelos Idea e Stilo, visando melhor adequar o Punto as más condições de pavimentação das ruas e estradas brasileiras. O design é idêntico, exceto pela ausência de pisca-piscas nas laterais na versão brasileira. Outro diferencial da versão brasileira do Punto são alguns opcionais, como o sistema multi-mídia Blue&Me desenvolvido em conjunto com a Microsoft, para que o motorista possa desempenhar várias tarefas com comando de voz (acionar agenda telefônica, atender chamadas telefônicas por meio de bluetooth, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS), além dos mais comuns MP3, entrada USB para pendrive e MP3 player.
Após três anos em um dos segmentos mais disputados de nosso mercado, a Fiat fez, em 2010, uma alteração substancial nas versões Essence e Sporting do Punto, com a adoção dos novos motores E.torQ,1.6 16V e 1.8 16V, que se diferem dos motores Powertrain em sistemas como o eixo de comando de válvulas simples e roletado, bomba de água integrada à bomba da direção hidráulica e bomba de óleo, acionada diretamente pelo eixo do virabrequim e não por correia. Dessa forma, a montadora procurou corrigir dois pontos fracos do modelo, oferecendo uma motorização mais forte do que o motor 1.4 com 85 a 88Cv, e aposentando o 1.8 16V herdado da época da parceria com a General Motors. Em 2011, foi a vez do sistema de transmissão automatizado Dualogic ser opcional também para os Punto com motor 1.6 16V, agora também com acionamento shift paddle nas versões Sporting e T-Jet, este último mantendo uma já tradição da montadora no Brasil, que é oferecer uma versão esportiva com motorização turbo de alguns de seus modelos.
Inicialmente como uma “série especial”, mas com tudo para se tornar “de linha”, dependendo da resposta do mercado, Fiat começa a disponibilizar a versão BlackMotion do Punto 1.8 16V, que agrega tanto um apelo mais esportivo quanto sofisticado em relação as demais versões. Externamente, o BlackMotion é rapidamente reconhecível graças aos para-choques com design diferenciado, mini-saias nas laterais, faróis com máscara negra e rodas de liga leve, aro 16”, com design exclusivo. Por dentro, o Punto Blackmotion tem nova textura no painel, cintos de segurança na cor cinza, bancos com acabamento esportivo, revestimento interno preto e sobre-tapetes em carpete com bordado alusivo a série, rádio CD MP3 com entrada USB, volante em couro com comando de rádio, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros, sinalização de frenagem de emergência, duplo airbag  e ABS. Como opcionais, o Punto BlackMotion oferece seletor de modo de direção, quando equipado com transmissão Dualogic, com 3 níveis – Dinâmico, Normal e Autonomia (um jeitinho legal que a Fiat arranjou para criar a sigla DNA nas conhecidas alternativas Esportiva, Normal e Econômica), teto solar elétrico skydome, Blue&Me, sensor de chuva e crepuscular, side bag + window bag, entre outros, com “a versão básica da versão” BlackMotion partindo de R$ 49.900,00 – cinquenta mil Reais, né, marketing da Fiat... ninguém vai dar R$ 100,00 de troco, por favor. Coisas de mal gosto assim acabam por lembrar lojinhas de R$1,99, e vai-se embora a elegância e sofisticação pretendidas pela montadora...
Com a chegada de mais um membro na família, o modelo Punto está disponível, agora, nas seguintes versões: Attractive 1.4, flex, 85 a 88 Cv; Essence 1.6 16V, flex, 115 a 117 Cv; Sporting 1.8 16V, flex, 130 a 132 Cv; T-Jet 1.4 16V, gasolina, 152 Cv, e BlackMotion 1.8 16V, flex, 130 a 132 Cv.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário