quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mercado: Recessão aperta mercado de novos e esmaga os usados.



Ao contrário do peixe que nos é vendido pela propaganda oficial, que insiste em afirmar que o Brasil está ótimo, em franco crescimento e muito estável economicamente, a recessão está pegando pesado. O comércio não chegou ao ponto de congelamento, mas está a dois traços do zero. E o setor automobilístico, como não poderia deixar de ser, é um dos mais afetados. A maneira mais prática de se constatar essa realidade é observar os pátios das mais de 5.000 concessionárias espalhadas pelo país. Campanhas promocionais incessantes, ofertas de juros zero, financiamento sem entrada e a perder de vista, valores absurdos pagos pelos usados na troca, que depois de uma maquiagem viram semi-novos (?), são imediatamente transformados nos conhecidos “repasses” empurrados para os comerciantes particulares, já atulhados de carros em suas lojas, e fazem a alegria dos caixas de emissoras de televisão, jornais, revistas, sites, panfleteiros e afins; nessa guerra-de-foice-no-escuro, tudo é válido para que as concessionárias consigam se livrar de seus estoques e encalhes (aqueles modelos que ninguém quer, nem como prêmio de shopping) principalmente porque essas concessionárias precisam, desesperadamente, fugir de uma corda-no-pescoço chamada Floor-Plan, coisa que a maioria dos simples mortais desconhecem, mas que leva muita gente graúda à falência. 

O Floor-Plan é uma prática corriqueira entre as montadoras e as concessionárias. Tão corriqueira quanto ilegal. Ilegal por ser infrativa à ordem econômica, por ser venda casada, desrespeito ao mix (proporção de modelos bons de comércio com os conhecidos “sapatos-velhos” que ninguém quer), determinação compulsória de compra pela concessionária, cobrança de encargos financeiros sobre tributos aos quais ainda não se realizou o fato gerador, incidência de encargos financeiros sobre veículos ainda não entregues, venda de peças por preços abusivamente acima dos praticados no mercado independente de autopeças (do mesmo fornecedor), e, independente da procura, o “empurra” de mais e mais demanda de oferta às concessionárias, que arcam com os custos do estoque encalhado, produzindo-se uma situação artificial de mercado, onde os preços não baixam, já que a rede de concessionárias atua como financiador de margem de risco à montadora. E ninguém sabe disso? Nenhum órgão regulador fiscaliza ou, sequer, imagina que as montadoras, em desrespeito ao contrato de concessão (e aos termos da Lei n.º 6.729/79) determinam a compra compulsória pela  concessionária da quantidade de veículos por mês que lhe for estipulada? Que o banco da montadora, tão logo recebe a fatura de venda à vista da montadora à concessionária, credita àquela e debita a esta o valor correspondente? Que a montadora, após remeter a fatura ao banco e receber o respectivo valor, se compromete a entregar em até um dia os veículos vendidos na empresa encarregada de transportá-los a concessionária, sendo de até cinco dias o prazo de entrega da transportadora na concessionária? Estranho ninguém saber de nada, se até eu que sou bobo sei... mas também, por outro lado, as montadoras tem de se virar para conseguir pagar, por exemplo, algo tão absurdo quanto os U$24,8 bilhões de Dólares em impostos (IPI, ICMS, PIS e Cofins) como pagou em 2012. Pra onde foi tamanha fortuna? Sabe-se lá... o que se sabe é que as montadoras tem um imenso custo fixo, são esfoladas em impostos... igualzinho as concessionárias... que repassam tudo isso ao consumidor final... que é quem, no final das contas, paga o pato. Ou, melhor dizendo, não consegue pagar, perde o bem, que é recolhido pela financeira e vai a leilão, que ninguém vai querer comprar porque as financeiras e as seguradoras se recusam a operar com veículos “sinistrados”, e os veículos ou viram base de clone para as quadrilhas de roubos de carros, ou vão para o desmanche.

Este ou aquele estando certo, aquele ou esse estando errado, o fato é que a indústria automobilística nacional esta entrando em queda livre. Não temos uma Moeda competitiva, nossas exportações são pequenas e, diga-se de passagem, nenhum “cliente” nosso é um mercado importante e/ou exigente. Analisando-se os dados do setor neste semestre, e montando-se uma estatística direta e real, os números mostram claramente a realidade mencionada no início. De janeiro a junho, foram produzidos 1.408.928 veículos de passeio e 311.668 utilitários leves no Brasil, o que dá um total de 1.720.596 unidades. Desse total, foram emplacados 1.073.005 veículos de passeio e 274.809 utilitários leves, somando 1.347.814 unidades. A matemática pura diz que, então, sobraram 335.923 automóveis de passeio e 36.859 utilitários leves, num total de 372.782 unidades. Não exatamente. Nesse período, foram exportados 194.097 automóveis de passeio e 57.076 utilitários leves, o que significa 251.173 unidades. Agora, sim, temos a dimensão do que sobrou, ou seja, 121.609 veículos que atulharam – e grande parte ainda atulha – os pátios das montadoras e concessionárias. Por outro lado, o Brasil importou no semestre 252.845 automóveis de passeio e 108.853 utilitários, que somam juntos 361.698 unidades. Esse fator corrobora a tese de que nossos veículos não são lá de grande interesse internacional, uma vez que exportamos 110.525 unidades a menos do que importamos. Como importar não significa, necessariamente, que esses veículos foram comercializados, está aí a explicação do porque as importadoras também estarem entupidas de veículos em seus estoques. 


Antes que alguém me aponte um dedo torto e pergunte, não, eu não tenho nenhuma solução mágica, nem cartola pra tirar algum coelho que resolva (nem sou pago para isso), de imediato, essa situação, que só tende a se agravar e atrapalhar o andamento de todos os demais setores da economia nacional – o setor automobilístico respondeu, em 2012, por nada menos que 21% do PIB e empregou mais de 1,5 milhões de pessoas. Mas tem gente, do outro lado dos balcões, que sabe e pode fazer o que é preciso para se reverter esse quadro que vemos. Mesmo sendo um absurdo o volume de impostos pagos, não deve ser um péssimo negócio ser uma montadora ou concessionária, senão não teriam tantas. Mudar o sistema atual de impostos, onde se tributa diversas vezes um mesmo produto, tarifas extorsivas para importação, toda a carga tributária que cada funcionário representa, juros bancários tão absurdos quanto impraticáveis, enfim, pontos pertinentes por onde começar a trabalhar e chegar num resultado final satisfatório não faltam. Basta querer.

ESTATÍSTICAS

Volume
Volume
Volume
Vendas
Vendas
Vendas
Vendas
Total
Total
True
Produção
Produção
Produção
Internas
Internas
Internas
Internas
Vendas
Vendas
Car
Automóveis
Utilitários
Total
Automóveis
Utilitários
Automóveis
Utilitários
Internas
Internas

Nacionais
Nacionais
Nacional
Nacionais
Nacionais
Importados
Importados
Nacionais
Importados
Janeiro
219.650
43.855
263.505
182.261
47.116
49.082
18.728
229.377
67.810
Fevereiro
173.503
38.855
212.358
137.053
36.098
35.027
14.552
173.151
49.579
Março
246.186
52.187
298.373
171.443
42.335
38.354
16.456
213.778
54.810
Abril
257.558
61.480
319.038
199.498
50.343
46.881
20.258
249.841
67.139
Maio
269.203
58.570
327.773
191.185
48.202
41.789
19.764
239.387
61.553
Junho
242.828
56.721
299.549
191.565
50.715
41.712
19.095
242.280
60.807
Total
1.408.928
311.668
1.720.596
1.073.005
274.809
252.845
108.853
1.347.814
361.698

Total
Excedente
Excedente
Total
Volume
Volume
Volume
Total
Estoque
True
Vendas
Prod/Vendas
Prod/Vendas
Excedente
Exportação
Exportação
Exportação
Vendas/Int.
Restante
Car
Internas
Automóveis
Utilitários
Prod/Vendas
Automóveis
Utilitários
Nacionais
Exportação
Nacionais

Todos
Nacionais
Nacionais
Nacionais
Nacionais
Nacionais
Todos
Todos
Todos
Janeiro
297.187
37.389
-3.261
34.128
26.223
8.115
34.338
331.525
-210
Fevereiro
222.730
36.450
2.757
39.207
20.808
9.377
30.185
252.915
9.022
Março
268.588
74.743
9.852
84.595
30.085
10.806
40.891
309.479
43.704
Abril
316.980
58.060
11.137
69.197
39.966
12.573
52.539
369.519
16.658
Maio
300.940
78.018
10.368
88.386
35.916
9.499
45.415
346.355
42.971
Junho
303.087
51.263
6.006
57.269
41.099
6.706
47.805
350.892
9.464
Total
1.709.512
335.923
36.859
372.782
194.097
57.076
251.173
1.960.685
121.609

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário