quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mercedes-Benz S63 AMG: Superando a perfeição!

Muita gente vai dizer: “bacana, lindo, perfeito, mas para andar aonde por aqui? Bom, além das
Bundesautobahn na Alemanha, onde o indivíduo anda do jeito que achar que pode – e, se der besteira, ele responde por isso, independente de quem seja – o restante do mundo serve de cenário, sem o menor problema. Até porque não é pelo fato de o motor ser potente e o carro todo convidar, que o motorista aguenta longas jornadas “de pé embaixo”. Uma esticadinha aqui, outra ali, é o normal, mas o tempo todo “flat” é raro. E, logicamente, ninguém no mundo, nem mesmo aqui, desenvolve e produz veículos pensando nas nossas condições viárias ou legislações de trânsito. Todos os veículos são “genéricos”, e cabe ao proprietário saber usar e desfrutar de tudo o que pode a bordo de determinados carros. E alguns modelos tem tanta coisa que pode-se, perfeitamente bem, esquecer que ali na frente, sob um capo metálico, está escondida uma usina de força de alta tecnologia. Como é o caso do Mercedes-Benz S63 AMG!


A Classe S da montadora alemã já é, por si só, o topo da escala do mais alto luxo, esportividade e desempenho em um só carro. A designação S vem do S-Klasse, abreviatura de Sonderklasse em alemão, que significa Classe Especial, e como o mercado é mundial e todo o mundo inteligente segue a cartilha de anglicizar os termos, desde que inventaram que o Inglês seria a língua que todo mundo deve falar, a série é conhecida por S-Class em todo o planeta. Então, quando a AMG, braço esportivo da montadora, resolve mexer no que já parecia ser irretocável, as coisas mudam de patamar. E de preço, off course.


Assim, o Mercedes-Benz S63 AMG é o sedã de alto luxo de maior desempenho produzido em série. Isso porque grande parte do S600, o modelo de base do S63, foi aliviado em aproximadamente 100 Kg com a aplicação de materiais como alumínio (toda a superfície externa, inclusive o teto e o quadro dianteiro) e materiais compostos (leia-se cerâmica e fibra de carbono) em diversas partes, como os freios (discos de 420mm), compartimento do estepe e outros, rodas de liga-leve forjadas (aros 19” ou 20”) e até a bateria, que é de lítio-ion, com 78 Ah. Dessa forma, a relação peso-potência, que define quantos Cavalos-Vapor do motor são necessários para deslocar cada quilograma do carro, chegou a impressionante marca de apenas 1 Cv para cada 3,49 Kg. Lógico que para tanto, o motor teve de ser retrabalhado, chegando-se ao resultado de um V8 todo em alumínio, 5,5 litros, biturbo, com 585 Cv de potência. Montados a mão, um por um. Toques de requinte, como o sistema de escape, com abas controlados automaticamente nos dois silenciadores traseiros traseiros não foram esquecidos. Quando a transmissão está no modo "C" (Controlled Efficiency), essas abas permanecem fechadas, abafando o som do motor; quando selecionadas as funções "S" (Sporte) e "M" (Manual), as abas abrem mais e mais cedo e aí aparece o “rosnado” do V8 5.5 em sua plenitude. A “inteligência” dessa transmissão não está só aí; o câmbio AMG Speedshift MCT de sete velocidades, com os três modos de transmissão – C, S e M – faz coisas como desligar o motor quando o carro está parado e as saídas, quando no modo C, são sempre em segunda marcha.


Como todo carro esportivo, embora tenha nascido para ser apenas extremamente luxuoso, o Mercedes-Benz S63 AMG tem tração traseira, e nesse carro a marca se superou, ao desenvolver um sistema de controle capaz de reconhecer ondulações da superfície do piso
com antecedência, pois seu sistema RSC (Road Surface Scan) detecta essas ondulações através de uma câmera,  e o MBC (Magic Body Control) ajusta a suspensão antecipadamente, independente de estar ajustada no modo “C” (Comfort) ou “S” (Sport), além do já conhecidos e onipresentes ESP (Eletronic Stability Program), EAS (Eletronic Actuation System), ABS (Anti-lock Braking System),  EBD (Eletronic Brake Force Distribuition), BAS (Brake Assist System), sensor de distância, de luminosidade, de chuva e todos os outros sistemas eletrônicos (e suas siglas...) que servem, basicamente, para evitar que o motorista faça alguma besteira muito grande. Pensando nisso, a AMG dotou o S63 com um sistema inteligente até na direção, eletromecânica, cuja desmultiplicação (força aplicada para virar o volante) varia de acordo com a seleção da suspensão utilizada e pela velocidade. Se, com toda essa parafernália eletrônica atuando, o motorista conseguir a proeza de bater, então ou esse indivíduo é muito azarado, muito incompetente ou ambos!
Como não poderia deixar de ser, o interior do Mercedes-Benz S63 é um show de design, materiais, detalhes, cuidados, mimos e acabamentos somente vistos em veículos desse nível, como o volante em couro perfurado na área de aderência e aplicação de patilhas de alumínio, o painel de instrumentos em um display colorido de alta resolução TFT com informações sobre todos os sistemas do carro, bancos com aquecimento e outros requintes mais comuns no mundo dos super-luxuosos.


Mas tem para vender no Brasil? Tem. A rede de concessionarias Mercedes-Benz no país se encarrega de comercializar o S63 AMG, embora nem sempre o tenha a pronta-entrega. Nesse caso, empresas importadoras particulares como a Bana Motors em Curitiba, Bremen Motors em São Paulo ou Dubai Motors em Ribeirão Preto, por exemplo, que podem ter o modelo em seus estoques ou providenciarem a importação direta do modelo, suprindo a necessidade do interessado.


 Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário