segunda-feira, 22 de julho de 2013

Audi A3 Sportback 2014: Alta tecnologia chega aos hatch compactos!


O hatchback A3 é produzido pela alemã Audi desde 1996 e chega agora em sua terceira geração, sendo que suas duas primeiras gerações o A3 (8D de 1996 até 2003, 8P/8PA de 2003 até 2013) empregava a plataforma do Grupo A da Volkswagen, a mesmas utilizada no Golf e Touran, Seat León e Toledo, Sköda Octávia e Audi TT. O atual A3 da terceira geração (8V) usa a plataforma definida como MQB do Grupo Volkswagen, que faz parte da estratégia da empresa para a construção modular compartilhada de suas plataformas  transversais, com motor e tração dianteira dianteiros. O sistema MQB – Modularer QuerBaukasten ou, em língua compreensível, Matriz Transversal Modular – foi implantado pela matriz alemã em 2012, que inclui também o programa MB – Modularer Baukasten – Matriz Longitudinal – para os modelos com esta arquitetura de construção. 


Complementando a Classe 3 da montadora sediada em Ingolstadt (A3, A3 Saloon, S3 e S3 Saloon), o modelo Sportback (hatchback 5 portas ou station wagon) chegou ao mercado em 2004, sendo uma versão mais comprida do que seu modelo-base, o A3, oferecendo assim mais espaço aos ocupantes do banco traseiro e maior espaço para bagagem, além da aplicação da grade dianteira igual a do modelo R8 que, posteriormente, foi incorporado em todos os modelos da  “família” A3, que compreende os modelos da categoria Compact Cars da Audi.
Agora, em sua versão 2014, o Audi A3 Sportback apresenta uma distância entre eixos 58mm maior do que a versão anterior, sendo 35mm a mais do que a base A3, com o eixo dianteiro deslocado 400mm para a frente. Isso certamente aumenta o espaço interno, distribui melhor o peso e melhora significativamente a estabilidade do carro, além de contar com diversas opções de acabamento, acessórios e motorização na Europa, onde é comercializado desde fevereiro deste ano nas versões 1.2 TFSI - 105 Cv; 1.4 TFSI - 122 Cv/ 140 Cv; 1.8 TFSI - 180 Cv; 1.8 TFSI Quattro - 180 Cv, a gasolina, e 1.6 TDi - 105 Cv; 2.0 TDi - 150 Cv; 2.0 TDi Quattro - 150 Cv, a diesel. A versão esportiva do modelo é o S3 Sportback 2.0 TFSI Quattro, com gigantescos 300 Cv de potência. A sigla TFSI significa Turbo-Charged Fuel Stratified Injection, que quer dizer que é um motor turbo-comprimido, com sistema de injeção direta de combustível, conforme explicarei mais à frente. A sigla TDi significa Turbo Diesel Injection, para os motores movidos a diesel, e a designação Quattro refere-se a tração integral permanente nas 4 rodas.


O que os olhos não veem: apesar de a Audi estar trazendo para o Brasil o novo compacto (veículos hatchback com 4.250mm a 4.500mm de comprimento) A3 Sportback 5 portas apenas com as motorizações 1.4 TFSI com 122 Cv e 1.8 TFSI, com 180 Cv, o que realmente interessa saber está oculto pela beleza do conjunto em um todo. Como já mencionado, o novo Audi A3 Sportback 5 portas é um pouco maior do que a ultima versão, medindo 4.310mm de comprimento, 1.785mm de largura e 1.425mm de altura, com sua distância entre eixos sendo de 2.636mm. Essa nova plataforma MQB, comercialmente conhecida por Ultra, reduziu em 90 kg o peso do carro com relação ao anterior, com peso total atual de 1.300 kg na versão com motor 1.4, já que toda a célula estrutural combina o emprego de diversos materiais em cada parte, de acordo com as funções necessárias. O setor dos ocupantes do carro é feito em aço forjado a quente, visando resistência e leveza, enquanto a tampa do motor, para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio, por exemplo. Além disso, um retrabalho no cofre do motor e no assoalho reduziu o arrasto aerodinâmico, o que significa melhor desempenho e maior economia de combustível.
Os motores 1,4 e 1,8 litros, totalmente feitos em alumínio, ficaram mais leves, acrescidos com a tecnologia TSFI, que é um sistema de duplo impulso fornecido por um turbocompressor e um supercharger juntos, eliminando o delay comum nos sistemas apenas turbo, pois o supercharger atua a partir de baixas rotações, e quando o volume de gases queimados é suficiente para acioná-lo, o turbo entra em ação. Junte a isso o sistema de injeção, que regula a quantidade de combustível com alta precisão, variando entre as pressões de 50-160 bars, injetando o combustível diretamente nas câmaras de combustão, e ficará mais fácil entender como um motor com 1,4 litros de volume tem 122 Cv de potência e o 1,8 litros chega aos 180 Cv! Dotados ainda com o sistema Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo estiver parado (ao parar no semáforo, por exemplo, o sistema desliga o motor, e a partida se dá assim que o motorista tira o pé do freio) e com a tecnologia de recuperação, que aumenta a voltagem do gerador, converto-a energia cinética em energia elétrica, empregada reduções ou frenagens, acoplados ao câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, acionado por alavanca ou shift-paddles no volante, combinado com o Drive Select, com os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência, qualquer um desses motores elevam o A3 Sportback um nível acima da concorrência.


Externamente, a dianteira com a grade single-frame com cantos angulosos, os faróis estreitos de xênon-plus e luzes diurnas em LED, com ajuste automático de altura e as grandes entradas de ar conferem um visual agressivo, suavizado pelo perfil elegante, definido pela linha de cintura e pelas superfícies curvas e, na traseira, luzes bipartidas, com tecnologia LED, em combinação com lâmpadas xênon, garantem o equilíbrio asseguram um design dinâmico e agradável ao A3 Sportback.


Como tudo tem um preço, o Audi A3 Sportback 1.4 TFSI S-Tronic custa a partir de R$94.700,00, enquanto o Audi A3 Sportback 1.8 TFSI S-Tronic não sai por menos do que R$124.300,00. Para nossa tristeza, a única alternativa possível de chegar oficialmente ao mercado nacional, entre todos as versões do A3 Sportback 2014 oferecidas pela Audi no Mundo Civilizado, é o S3 Sportback 2.0 TFSI Quattro, com 300 Cv de potência. Mas isso, por enquanto, é apenas uma possibilidade...

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com


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