terça-feira, 16 de julho de 2013

Pick-Ups: Análise do segmento com resultados surpreendentes!



Impossível não se espantar. Analisando-se o mercado de pick-ups zero quilômetro no período que compreende de janeiro a junho, os números mostram uma realidade pouco conhecida ou, o mais provável, ignorada neste setor. Quando se fala em pick-ups, tem-se, obrigatoriamente, de dividi-las em três segmentos: Pick-Up Compacta, com capacidade de carga aproximada de 700 Kg, Pick-Up Média, para aproximadamente 1.200 kg e Pick-Up Grande, para algo em torno de 1.500 Kg. É fato mais do que consumado que, na imensa maioria das vezes, as Pick-Ups no Brasil raramente são utilizadas para carregar um prego, que seja, em suas caçambas. Em geral, são compradas por jovens – e não tão jovens – “americanizados” pelo gosto um tanto egoísta de não querer levar mais do que ele mesmo e um passageiro, no caso das Compactas, ou de se fazer presente e ocupar bastante espaço com um veículo de grande porte onde quer que chegue, quando das Pick-Ups Médias para cima. Mas o que espanta os mais desavisados é que não, não é esse monte de “caminhonetões”, que atravancam o trânsito nas grandes cidades, as Pick-Ups mais comercializadas; as Compactas, sendo um modelo (com suas várias versões), em especial, vencem com sobra nos três segmentos. Vamos aos números!
Pick-Up Compacta:
Quatro montadoras disputam esse segmento, sendo elas, pela ordem em volume de vendas:    
Fiat: Strada Working, Trekking e Adventure, cabine simples, estendida ou dupla, motores flex 1,4, 1,6 e 1,8 litros, com valores entre R$32.300,00 a R$54.000,00.
Volkswagen: Saveiro Básica, Trooper e Cross, cabine simples ou estendida, motor flex 1,6 litros, com valores entre R$34.000,00 a R$49.000,00.
General Motors: Montana LS e Sport, cabine simples, motor flex 1,4 litros, valores entre R$31.000,00 a R$41.500,00.
Ford: Courier L e XL, cabine simples, motor flex 1,6 litros, valor entre R$32.300,00 a R$39.400,00
Peugeot: Hoogar X-Line, XR e Escapade, cabine simples, motores flex 1,4 e 1,6 litros, valores entre R$31.500,00 a R$42.000,00

Pick-Up Compacta









Montadora
Modelo
Versão
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Acumulado
Diferença
Fiat
Strada
Todas
10.204
8.220
9.003
11.746
11.083
11.770
62.026
Modelos
Volkswagen
Saveiro
Todas
5.925
4.990
6.390
5.073
5.105
6.576
34.059
-27.967
GM
Montana
Todas
3.057
2.902
3.635
4.218
4.430
3.964
22.206
-39.820
Ford
Courier
Todas
509
466
831
867
291
42
3.006
-59.020
Peugeot
Hoggar
Todas
58
55
60
82
67
67
389
-61.637


Total
19.753
16.633
19.919
21.986
20.976
22.419
121.686


Não, eu não sei explicar porque uma Pick-Up básica, motor 1,4 litros com menos de 100 Cv, para dois ocupantes na cabine, caçamba com pouco mais de 1.000 litros de capacidade, acabamento fraco e revenda difícil custa mais de R$30.000,00. Assim como também não posso explicar o que tem em uma Pick-Up com motor 1,8 litros, para quatro ocupantes (dois espremidos) na cabine, com uma caçamba que só carrega 580 litros, para custar R$54.000,00. Para se ter uma ideia da falta de logica, um Station Wagon Palio Weekend Adventure Dualogic, com o mesmo motor 1,8 litros, câmbio automatizado, espaço para 5 ocupantes e porta-malas com 560 litros, Top-de-Linha, custa R$ 53.390,00. Faz sentido? Não. Mas essa falta de sentido não alterou o fato de que, dos 380.128 carros vendidos pela líder Fiat no semestre, 62.026 unidades foram de sua Pick-Up Strada...
Pick-Up Média:
Aqui, sete montadoras estão na briga. Logo, a quantidade de modelos e versões aumenta vertiginosamente. Pela ordem do volume de vendas, são elas:
General Motors: S10 LS, LT, LTZ, cabine simples ou dupla, motor flex 2,4 litros, tração 4x2, câmbio mecânico, valores entre R$59.000,00 a R$84.500,00. LS, LT, LTZ, cabine simples ou dupla, motor diesel 2,8 litros, tração 4x2 ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$85.400,00 a R$135.300,00.
Toyota: Hilux SR, cabine dupla, motor flex 2,7 litros, tração 4x2, câmbio automático, valor R$85.000,00. Standart, Standart Pack, SR A/T, SR M/T, SRV, SRV A/T, SRV A/T Top, cabine simples ou dupla, motor diesel 3,0 litros, tração 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$90.000,00 a R$138.000,00.
Volkswagen: Amarok S, SE, Trendline, Trendline Automatica, Highline Automatica, cabine simples ou dupla, motor diesel 2,0 litros, tração 4x2 ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$78.000,00 a R$134.000,00.
Mitsubishi: L200 Triton HPE Flex, cabine dupla, motor flex 3,5 litros, tração 4x4, câmbio automático, valor R$103.000,00. Triton GL, GLX, GLS, HPE AT, HPE MT, Savana, cabine dupla, motores diesel 2,5 e 3,2 litros, tração 4x2 ou 4x4, câmbio manual ou automático, valores entre R$84.000,00 a R$125.000,00.
Ford: Ranger XLS, cabine simples, motor flex 2,5 litros, tração 4x2, câmbio manual, valor R$64.000,00. XLT e LTD cabine dupla, motor flex 2,5 litros, tração 4x2, câmbio manual, valores entre R$83.000,00 a R$93.000,00. XLS, XLT e XLT cabine simples ou dupla, motor diesel 3,2 litros, tração 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$70.000,00 a R$129.000,00.
Nissan: Frontier XE, SE Attack, LE, LE Attack, SL, cabine dupla, motor diesel 2,5 litros, tração 4x2 ou 4x4, câmbio mecânico ou automático, valores entre R$86.400,00 a R$129.000,00.
Ssangyong: Action Sport GL, GLX, cabine dupla, motor diesel 2,0 litros, tração 4x4, câmbio automático, valores entre R$87.500,00 a R$91.500,00.

Pick-Up Média  









Montadora
Modelo
Versão
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Acumulado
Diferença
GM
S10
Todas
4.218
3.748
3.847
4.492
5.180
5.053
26.538
Modelos
Toyota
Hilux
Todas
3.610
2.237
3.163
3.581
3.623
3.576
19.790
-6.748
Volkswagen
Amarok
Todas
2.014
1.505
1.952
2.416
1.933
1.828
11.648
-14.890
Mitsubishi
L200
Todas
1.627
1.275
1.724
2.080
1.690
2.165
10.561
-15.977
Ford
Ranger
Todas
2.172
1.615
1.434
1.520
1.370
1.091
9.202
-17.336
Nissan
Frontier
Todas
1.395
822
1.239
1.424
1.247
1.198
7.325
-19.213
Ssangyong
Action
Todas
26
26
34
8
15
15
124
-26.414


Total
15.062
11.228
13.393
15.521
15.058
14.926
85.188


É, a confusão fica enorme com esse festival de legendas, motores, câmbios, trações, cabines e, quem levou a melhor nesse segmento, foi a General Motors, com sua S10 entrando com 26.532 unidades na soma dos 305.331 emplacamentos no trimestre. Porém, observe que somando-se o volume de vendas da Montana – 22.206 unidades – com o volume de vendas da S10 – 26.532 unidades – chegaremos a um total de 48.744 Pick-Ups General Motors comercializadas, em todas as versões, contra 62.026 Fiat Strada, que atua em um único segmento, liderando com margem de 13.282 emplacamentos. Impressionante, não? Assim como também é impressionante alguém ter a coragem de pagar mais de R$130.000,00 por uma Pick-Up que, por mais que seja recheada com toda a tecnologia do mundo, ainda é uma Pick-Up...
 Pick-Up Grande:
Eis um segmento que, por algum motivo inexplicável, as montadoras que “fundaram” o costume brasileiro das Pick-Ups de grandes dimensões – a General Motors com suas C14, C10, C20, D10, D20 e Silverado, e a Ford com as F1, F100, F1000 e F250 –, simplesmente o abandonou. Não, vendas baixas não justificam essa atitude. Enquanto em seu país-sede a Ford desfila tecnologia e beleza com sua F150, com motorizações que partem do 3,5 litros V6 EcoBoost com 365 Cv e chegam ao 6,2 litros V8 com 434 Cv, todos a gasolina, ou a Super Duty com seus motores 6,2 litros V8 com 385 Cv a gasolina e 6,7 litros V8 com 400 Cv a diesel, e a General Motors oferece 13 Pick-Ups de grande porte, partindo do Cadillac Escalade, passando pela Avalanche, Silverado e chegando na Sierra, com motores variando do 6,2 litros V8 com 408 Cv, 5,3 litros V8 com 320 Cv, 6,0 litros V8 com 360 Cv a gasolina e 6,6 litros V8 com 398 Cv de potência, a diesel, por aqui retiraram de suas linhas as já antigas F250 e Silverado, e se esqueceram de repor algum produto a altura no mercado. Desse jeito, deixaram de bandeja o segmento para a Dodge, que trás sua RAM 2500 Laramie, cabine dupla, motor 6,7 litros V8 com 310 Cv a diesel, tração 4x4, câmbio automático, valor de R$150.000,00 e vendeu 377 unidades no semestre! Essa Pick-Up sabe ser gigante em todos os sentidos, até no preço...



Pick-Up Grande









Montadora
Modelo
Versão
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Acumulado
Diferença
Dodge
RAM
Todas
53
57
54
22
101
90
377
Modelos


Total
53
57
54
22
101
90
377
0

Resumindo a ópera: a Fiat descobriu alguma coisa, sozinha, e não conta pra ninguém! Seus números gigantescos de vendas, deixando no chinelo todas as outras montadoras e seus modelos, em todos os segmentos, em conjunto ou em separado, com um único modelo em algumas versões, é coisa para botar as cabeças pensantes da concorrência para tentarem descobrir onde foi que erraram e onde foi que a Strada acertou.

Pick-Up Compacta, Média e Grande







Montadora
Modelos
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Acumulado
Diferença
Fiat
Strada        

10.204
8.220
9.003
11.746
11.083
11.770
62.026
Montadoras
GM
Montana / S10

7.275
6.650
7.482
8.710
9.610
9.017
48.744
-13.282
Volkswagen
Saveiro/ Amarok

7.939
6.495
8.342
7.489
7.038
8.404
45.707
-16.319
Toyota
Hilux         

3.610
2.237
3.163
3.581
3.623
3.576
19.790
-42.236
Ford
Courier / Ranger

2.681
2.081
2.265
2.387
1.661
1.133
12.208
-49.818
Mitsubishi
L200              

1.627
1.275
1.724
2.080
1.690
2.165
10.561
-51.465
Nissan
Frontier             

1.395
822
1.239
1.424
1.247
1.198
7.325
-54.701
Dodge
RAM             

53
57
54
22
101
90
377
-61.649
Ssangyong
Action          

26
26
34
8
15
15
124
-61.902


Total
34.810
27.863
33.306
37.447
36.068
37.368
206.862


Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário