quarta-feira, 31 de julho de 2013

Kia Cadenza 2014: Aumenta a disputa entre os veículos de luxo.

Criada em 1944 para fabricar rodas de bicicletas, a sul-coreana Kia foi se desenvolvendo e, em 1952, produzia as bicicletas inteiras, em 1961 fabricava scooters, em 1962 lançou um triciclo e, em 1970 montava pequenos caminhões, lançando seu primeiro automóvel em 1974. Em 1976, adquiriu a Asia Motors, e ao longo dos anos, através de joint-ventures com a Mazda e a General Motors, entre outros, continuou investindo em desenvolvimento, expandiu suas plantas para a Europa, o dinheiro ficou muito curto e a empresa foi adquirida pela concorrente Hyundai, formando o Hyundai Kia Automotive Group. Como não poderia deixar de ser, principalmente pelo sistema asiático de controlar empresas, as marcas Kia e Hyundai partilham projetos, plataformas e conjuntos mecânicos, e é muito comum vermos dois veículos que só não são absolutamente idênticos em tudo porque carregam os logotipos de uma ou outra montadora, e concorrem entre si (como Kia Sportage e Hyundai Tucson, por exemplo).

No Brasil desde 1992, quando trazia o modelo Besta, a Kia Motors mudou seu foco em 2005, buscando o segmento dos automóveis de passeio, e hoje esta presente no mercado brasileiro com os modelos Picanto, Cerato, Sportage, Carens, Sorento, Carnival, Mohave, Optima, Soul e Cadenza.
O Kia Cadenza teve sua produção iniciada em 2010, mesmo ano em que começou a ser importado para o Brasil, com a difícil missão de disputar o mercado dos sedans de luxo diretamente com o Ford Fusion, Toyota Camry Volkswagen Jetta, Honda Accord, Chevolet Malibu, Mercedes-Benz Classe C, BMW Serie 3, Audi A4, Volvo S60 e Hyundai Sonata / Azera. Para buscar melhor posicionamento no mercado, o Cadenza 2014 passou por uma reformulação visual externa e em seu interior, mantendo as mesmas configurações mecânicas e de segurança característicos do modelo.
Externamente, tudo mudou. Novos faróis com LED, grade dianteira, capô do motor, tampa do porta-malas, lanternas traseiras também com LED, para-choques e rodas com novo design compõem os itens onde o Cadenza recebeu esse facelift. O design é bonito, moderno, esportivo, elegante... e confunde, já que a frente ficou muito semelhante à do Ford Fusion e a traseira idem ao Audi A4. De longe, é difícil distinguir quem é quem, situação muito comum hoje em dia com todos os modelos, de todas as montadoras, em todos os segmentos, diga-se de passagem. O que os olhos não veem é a nova estrutura, com novos desenhos dos subchassis dianteiro e traseiro, procurando isolar o habitáculo e os seus ocupantes em colisões e minimizando as vibrações.

Internamente, o novo painel integra uma tela de LCD, computador de bordo e as imagens da câmera de ré, agora, são exibidas no visor central do painel e não mais no retrovisor interno. Além de toda a eletrônica embarcada necessária a um veículo desse porte, o Kia Cadenza oferece, de série, acendimento automático dos faróis, air bags frontais, laterais e de cortina,  barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas, espelho eletrocrômico, computador de bordo com controles no volante, cintos de segurança traseiros de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura. Conta também com faróis baixo com gás xenônio, auto nivelamento e lavador; controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de arrancada em subida (HAC); direção com assistência hidráulica progressiva; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; piloto automático com controles no volante (Cruise Control); sensores de aproximação no para-choque traseiro; sistema de proteção contra descarga de bateria e travamento automático das portas com o veículo em movimento.
Para movimentar os 4.965mm de comprimento, 1.850mm de largura, 1.475mm de altura e seus 2.100 kg de peso bruto, o Kia Cadenza é equipado com um motor V6 de 3,5 litros, a gasolina, com 290 Cv, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades, com possibilidade de trocas sequenciais e paddle shift. Seu valor inicial é de R$ 139.900,00 – R$140.000,00, vai, esse negócio de anunciar carro de luxo com toque de desconto pega mal e parece endêmico... 

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com


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