A sigla é uma
abreviatura do termo, em inglês, de Sport Utility Vehicle, ou Veículo
Utilitário Esportivo, conceito desenvolvido basicamente nos Estados Unidos,
para conciliar em um mesmo carro o transporte da família, o uso convencional no
dia-a-dia, as viagens e, vez por outra, fazer uma “farrinha” em terrenos
off-road. A indústria automobilística pode ser tudo, menos tapada, e se
empenhou em fazer crescer mais e mais esse segmento. Tem gente que torce o
nariz quando se depara com um SUV em pleno trânsito atravancado de uma cidade
como São Paulo, por exemplo, como se o fato desse tipo de veículo ter dimensões
nababescas fosse a causa do caos em nossas ruas. Grande ou pequeno, não é UM
veículo que cria um engarrafamento; o que gera o trânsito absurdo de todas as
grandes cidades é uma engenharia de trânsito composta por profissionais que, provavelmente,
desenvolvem suas “soluções” durante os transes proporcionados pelo bebem,
corroboradas por políticos que não entendem nem de trânsito, nem de carros, nem
de nada diferente de suas contas bancárias. E, verdade seja dita... quem torce
o nariz não esta indignado com o fato de ter um confortável, bonito, luxuoso e
potente SUV em sua mira... está indignado é por não ser ele o dono, e estar a
bordo de um Pereba 1.0 qualquer.
Como mencionado, a
indústria automobilística não é cega, e voltou suas baterias para o segmento.
Se a indústria automobilística não é cega, a indústria alemã é mais atenta
ainda, iniciou-se um legitimo combate entre os titãs germânicos e quem ganhou
com isso, claro, foi o consumidor. Que ganhou, entre outros modelos excelentes,
a opção oferecida pela Porsche!
O Cayenne é o SUV
Médio desenvolvido pela Porsche em 2002, sendo o primeiro modelo da montadora a
ser equipado com um motor V8 desde 1995, quando encerrou-se a produção do
modelo 928. Desde então, é o segundo modelo mais vendido da marca, atrás apenas
do clássico 911. Bem ao gosto da Porsche, o Cayenne é oferecido com uma grande
variedade de motores e níveis de acabamento, o que dá um nó na cabeça de nós,
simples mortais.
Em sua
primeira geração, o Porsche Cayenne entrou no mercado com diversas versões,
montados sobre a plataforma do Audi Q7 e Volkswagen Touareg.
A versão
Básica era alimentada por um motor 3,2 litros, VR6, o mesmo motor que equipa o Volkswagen
Touareg e Volkswagen Golf R32, além de um motor Diesel Turbo, com transmissão
manual ou TipTronic.
A versão S
vem com um motor V8 3,6 litros com 340 Cv de potência e transmissão manual ou
TipTronic.
A GTS usa
motor 4.8 litros, V8, suspensão desportiva, rodas de 21 polegadas, é mais leve
que o Cayenne S e tem um body kit aerodinâmico. A transmissão manual de seis
velocidades é opcional.
O Cayenne
Turbo tem tudo da anterior e 450 Cv de potência.
E a versão
Turbo S foi lançada em 2006, para competir diretamente com o Mercedes-Benz ML
63 AMG, com um motor 4,5 litros V8 twin-turbo com 521 Cv (posteriormente
aumentado para 550 Cv), transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades e
freios compostos de cerâmica.
Para a Primeira Geração, a
Porsche oferecia os seguinte motores e transmissões para o Cayenne, cujas
dimensões são: 4.780mm de comprimento, 1.928mm de largura e
1.700mm de altura: Básica = VR6 3,2 litros, 250 Cv e VR6 3,6 litros, 290
Cv; S = V8 4,5 litros, 340 Cv e V8 4,2 litros, 385 Cv; GTS = V8 4,8
litros, 405 Cv; Turbo = V8 4,5 litros, 450 Cv e V8 4,8 litros, 493 Cv; Turbo S
= V8 4,5 litros, 521 Cv e V8 4,8 litros, 542 Cv e Turbo Diesel = V6 3,0 litros,
240 Cv. As transmissões eram: Automática TipTronic 6 marchas e manual 6 marchas.
De volta à Alemanha, em
2011 o Porsche Cayenne agora produzido em Leipizig recebeu uma reformulação,
iniciando a Segunda Geração de um dos SUV mais cobiçados no mundo.
Externamente, o carro é visualmente mais curto e menor do que os Cayenne da
Primeira Geração, com curvas mais acentuadas, o para-brisas e a vigia traseira
são mais inclinados, assim como o teto, o que levou a diminuir também os vidros
laterais; os faróis foram inspirados nos utilizados no Carrera, e as lanternas
traseiras agora se estendem para porta traseira do Cayenne, Com uso intensivo
do alumínio e do magnésio em sua estrutura, seguindo as bases do sistema Audi
Ultra, o modelo ficou quase 250 kg mais leve do que o anterior, sem com isso comprometer sua capacidade off-road.
Basicamente, todas as
versões da Segunda Geração do Porsche Cayenne incluem ar condicionado com
controle de temperatura dual-zone, filtro de ar interior, volante em couro com
múltiplos controles, bancos em couro.
O Cayenne
S conta com teto solar elétrico e memória para o banco do motorista, enquanto o
GTS tem uma câmera opcional para o retrovisor e sistema de memória. O Cayenne
Turbo e Turbo S tem, além disso tudo, um sistema de reconhecimento de voz de
navegação, controles de clima quatro da zona opcionais e bancos traseiros
aquecidos.
Os
motores oferecidos agora são, em sua
maioria, compartilhados com o modelo Panamera, com algumas atualizações sobre
os motores da Primeira Geração, como a adição de Injeção Direta de Combustível.
Assim, o Cayenne Básico tem um motor V6 3,6 litros com 300 Cv, a versão S
utiliza o mesmo V8 4,8 litros do Panamera S com 395 Cv,o Turbo vem com o V8 4,8
litros, bi-turbo com 493 Cv e o Turbo S é V8 4,8 litro com 500 Cv. O Cayenne S
Hybrid utiliza um motor V6 3,0 litros desenvolvido pela Volkswagen, com 328 Cv combinado com um sistema elétrico,
bateria de íon-lítio com 46 Cv, somando 375 Cv de potência. O Cayenne S Diesel
utiliza um motor V8 4,2 litros, também desenvolvido pela Volkswagen. A
transmissão manual de seis velocidades é oferecida como padrão em todas as
versões, junto ao sistema TipTronic com oito velocidades.
Em todas as
suas versões, o Porsche Cayenne, cujos valores se iniciam na casa de
R$300.000,00 e chegam em torno de R$800.000,00, enfrenta a concorrência do Land
Rover Range Rover, BMW X5, Mercedes-Benz Classe ML, Volvo XC 90, Volkswagen
Touareg e Audi Q7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário