O Cayenne, SUV (Sport Utility Vehicle, ou Veículo
Utilitário Esportivo) Médio desenvolvido pela Porsche
em 2002, foi o primeiro modelo da montadora a ser equipado com um motor V8 desde
1995, quando encerrou-se a produção do modelo 928. Desde então, o Cayenne é o segundo
modelo mais vendido da marca, atrás apenas do clássico 911. Entre todas as versões
e motores disponíveis, Best Drive testou um modelo Cayenne S 2006, com motor V8
4,8 litros com 405 Cv de potência, transmissão TipTronic com seis velocidades e
tração 4x4.
Quando se
tem essa missão, os sentidos ficam todos alertas. O primeiro a entrar em cena é
a audição; imagina-se que um carro, com sete anos de uso, esteja rangendo por
todos os lados e seus plásticos e acabamentos interiores proporcionem um
verdadeiro show do Olodum particular. Ledo engano. O pavimento das ruas de
Curitiba, ao contrário do que se propaga, há anos são buracos e valetas,
ladeadas, vez por outra, por algum asfalto. Em outros casos, a Prefeitura finge
que trabalha, fingindo que recupera as vias, entupindo os buracos com morrinhos
de asfalto e aí sim, fica bom trafegar... e nada dos esperados barulhos. Como
todo carro feito para durar, os materiais empregados em sua montagem são de
primeira linha, os encaixes são bem feitos, o acabamento é primoroso e tudo
está perfeitamente no lugar. Os bancos de couro estão em perfeitas condições e,
por mais que eu gastasse tempo e paciência procurando defeitos ou marcas de
uso, simplesmente não foi possível encontrar.
O
conjunto mecânico de um carro desse porte é feito para durar muito mais de 500
mil quilômetros sem dar problemas, desde que, claro, abastecido com gasolina de
boa qualidade e não com desconto e água, com as revisões feitas, a manutenção
preventiva em dia, a consciência de que o fato de estar-se a bordo de um carro
muito potente não te transformou em piloto de Fórmula 1, nem as ruas em
Autódromos, enfim, atitudes comuns, que donos conscientes aplicam em seu
dia-a-dia, independente de ser um Uno Mille Way Economy ou um Porsche Cayenne
S. E o resultado é o mesmo: um carro sempre novo, pronto para o uso, como se
tivesse acabado de sair da linha de montagem, com a vantagem de que os gastos
com as revisões já acabaram. Em termos mecânicos, com 94.000 km rodados, é
impossível notar-se a diferença do modelo avaliado em relação a uma unidade
zero quilômetro.
O Cayenne
S 2006 avaliado conta com câmbio
TipTronic, tração 4x4, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Ar Quente,
Bancos De Couro, Cd Player, Controle De Tração, Desembaçador Traseiro, Direção
Hidráulica, Freios Abs, Limpador Traseiro, Regulagem Elétrica dos Retrovisores,
Acionamento Elétrico dos Vidros, Rodas De Liga Leve, Freios a Disco Brembo nas
Quatro Rodas, etc. E não custa os R$320.000,00, em média, de um exemplar zero
quilômetro. Custa R$197.000,00 a menos. Já ficou interessante!
Em sua faixa de
mercado, o Porsche Cayenne S concorre com o Mercedes-Benz ML350, Volkswagen
Touareg, BMW X5, Volvo XC90 e Range Rover. O carro avaliado está à venda na
Bana Motors, cuja sede fica na Rua Major Heitor Guimarães, n° 637, bairro
Seminário, Curitiba, Paraná, e atende pelo fone 41 3314-9970.
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