O 370Z, conhecido como Fairlady no
Japão, foi lançado em 2008, como substituto do modelo 350Z, esportivo criado
pela Nissan para o mercado mundial, e chega agora a sua sexta geração. Não
contentes com toda a potência, dirigibilidade e esportividade que o Nissan 370Z
oferece por natureza, a Nismo – Nissan Motorsport International Limited –,
braço esportivo da montadora japonesa, criado em 1984 para cuidar da divisão de
competições, onde a Nissan investe pesado, por saber ser a melhor vitrine para
seus produtos (foi dessa forma, por exemplo, que o Skyline GT-R transformou-se
em um mito mundial) resolveu “meter sua colher” no projeto do modelo e o
repaginou.
Disponível apenas na versão cupê esportivo,
com uma caixa manual de seis velocidades, o 370Z Nismo apresenta extensa
engenharia e melhorias de estilo. A versão do 370Z Nismo já está à venda no Japão
e América do Norte; para a Europa uma especificação única está sendo desenvolvida,
visando atender as condições das estradas e os ímpetos dos entusiasmados e
felizes motoristas/pilotos europeus. E brigar com Porsche, Audi, BMW,
Mercedes-Benz, Ferrari, Lamborghini, Maserati, Aston Martin, Morgan e outras
montadoras no segmento dos esportivos de grande potência. Para a América do Sul...
bem, para a América do Sul, os interessados podem importar o 370Z, tanto “civilizado”
quanto Nismo, por sua própria conta, porque esperar que a montadora, aqui
instalada, os importe... esqueçam. Pelo jeito, a Nissan do Brasil entende que sua
9 ͣ colocação no ranking de vendas no Brasil em 2013, com 44.490 unidades
vendidas (contra 447.294 da líder Fiat) entre janeiro e agosto, sendo o modelo
March o mais vendido da marca, com 13.927 unidades comercializadas em oito
meses, garantindo a 37 ͣ posição no
ranking dos mais vendidos, seja satisfatória. Não, ainda não atingi a
insanidade pensando que a chegada de seu esportivo vá reverter esse quadro de
imediato. Mas ajudaria, e muito, a melhorar a imagem dos carros potentes, bons
e duráveis – que são – oferecidos pela Nissan no Brasil. Questão de marketing
da marca, que insiste em achar que nós não merecemos o direito de escolher um
produto seu entre tantos esportivos importados comercializados mensalmente no
país.
Apesar de tudo ser do mais alto nível de
perfeição, o pessoal da Nismo conseguiu encontrar, reconsiderar e recriar um
grande numero de itens em seu 370Z, principalmente na aerodinâmica. A extremidade dianteira apresenta um design
mais agressivo e funcional, melhorando o
fluxo de ar sob o carro, o que garante maior estabilidade em altas velocidades
e nas curvas, e este downforce adicional é complementado por uma suspensão
extensivamente repaginada. Na parte traseira, a nova asa inteligente dá o toque
visual esportivo, ao mesmo tempo em que melhorara o desempenho aerodinâmico do
carro. A equação é simples: se é para acelerar muito, então tem de estar bem
grudado no chão. Sem, com isso, condenar o design. E o Nissan 3070Z Nismo é
bastante bonito. As rodas são de 19”, forjadas em liga leve,
e tentam esconder enormes pinças de
freios, discos de 356mm na dianteira e 350mm na traseira. São detalhes, mas é
de detalhes que se cria um conjunto perfeito. No interior, o design que já projetado
para um esportivo de alto desempenho, ficou ainda mais focado, onde, entre outros mimos, o volante
tem acabamento em alcântara e couro e os bancos com regulagens totalmente
elétricas.
O motor, dianteiro, longitudinal, V6
de 3,7 litros do 370Z ganhou nossos escapes, algumas revisões e passou de 328
Cv para 350 Cv e o torque subiu de 363 Nm para 374 Nm, o que se traduz em
respostas mais rápidas em todas as rotações, melhores retomadas e a aceleração
de 0 a 100 km/h do 307Z Nismo é de 5,2 segundos. A transmissão é manual de seis
marchas, com tração traseira, calçado com pneus 245/45 R19 na dianteira e
285/35 R19 na traseira; as dimensões do coupé esportivo da Nissan são: 4.427mm
de comprimento, 1.844mm de largura, 1.316mm de altura, com peso bruto de 1.497
kg, o que dá uma relação peso-potência de impressionantes 4,27 quilos para cada
Cv de potência.
O valor médio do coupé esportivo da
Nissan, nos Estados Unidos, é de US$ 43.000, algo em torno de R$ 86.000,00, sem
contar todas as taxas, frete etc. É possível comprar um, sem sair do Brasil?
Sim, é. Os interessados podem entrar em contato com a Bana Motors (www.banamotors.com) em Curitiba ou Bremen
Motors (www.bremenmotors.com.br)
em São Paulo, e tratar de todos os trâmites legais para a importação de um dos
mais puro-sangue esportivos do mundo.
Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com
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