domingo, 18 de agosto de 2013

Porsche Cayenne: Quem resiste a um SUV?



A sigla é uma abreviatura do termo, em inglês, de Sport Utility Vehicle, ou Veículo Utilitário Esportivo, conceito desenvolvido basicamente nos Estados Unidos, para conciliar em um mesmo carro o transporte da família, o uso convencional no dia-a-dia, as viagens e, vez por outra, fazer uma “farrinha” em terrenos off-road. A indústria automobilística pode ser tudo, menos tapada, e se empenhou em fazer crescer mais e mais esse segmento. Tem gente que torce o nariz quando se depara com um SUV em pleno trânsito atravancado de uma cidade como São Paulo, por exemplo, como se o fato desse tipo de veículo ter dimensões nababescas fosse a causa do caos em nossas ruas. Grande ou pequeno, não é UM veículo que cria um engarrafamento; o que gera o trânsito absurdo de todas as grandes cidades é uma engenharia de trânsito composta por profissionais que, provavelmente, desenvolvem suas “soluções” durante os transes proporcionados pelo bebem, corroboradas por políticos que não entendem nem de trânsito, nem de carros, nem de nada diferente de suas contas bancárias. E, verdade seja dita... quem torce o nariz não esta indignado com o fato de ter um confortável, bonito, luxuoso e potente SUV em sua mira... está indignado é por não ser ele o dono, e estar a bordo de um Pereba 1.0 qualquer. 
Como mencionado, a indústria automobilística não é cega, e voltou suas baterias para o segmento. Se a indústria automobilística não é cega, a indústria alemã é mais atenta ainda, iniciou-se um legitimo combate entre os titãs germânicos e quem ganhou com isso, claro, foi o consumidor. Que ganhou, entre outros modelos excelentes, a opção oferecida pela Porsche!


O Cayenne é o SUV Médio desenvolvido pela Porsche em 2002, sendo o primeiro modelo da montadora a ser equipado com um motor V8 desde 1995, quando encerrou-se a produção do modelo 928. Desde então, é o segundo modelo mais vendido da marca, atrás apenas do clássico 911. Bem ao gosto da Porsche, o Cayenne é oferecido com uma grande variedade de motores e níveis de acabamento, o que dá um nó na cabeça de nós, simples mortais.
Em sua primeira geração, o Porsche Cayenne entrou no mercado com diversas versões, montados sobre a plataforma do Audi Q7 e Volkswagen Touareg.
A versão Básica era alimentada por um motor 3,2 litros, VR6, o mesmo motor que equipa o Volkswagen Touareg e Volkswagen Golf R32, além de um motor Diesel Turbo, com transmissão manual ou TipTronic.
A versão S vem com um motor V8 3,6 litros com 340 Cv de potência e transmissão manual ou TipTronic.
A GTS usa motor 4.8 litros, V8, suspensão desportiva, rodas de 21 polegadas, é mais leve que o Cayenne S e tem um body kit aerodinâmico. A transmissão manual de seis velocidades é opcional.
O Cayenne Turbo tem tudo da anterior e 450 Cv de potência.
E a versão Turbo S foi lançada em 2006, para competir diretamente com o Mercedes-Benz ML 63 AMG, com um motor 4,5 litros V8 twin-turbo com 521 Cv (posteriormente aumentado para 550 Cv), transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades e freios compostos de cerâmica.


Para a Primeira Geração, a Porsche oferecia os seguinte motores e transmissões para o Cayenne, cujas dimensões são:  4.780mm de comprimento, 1.928mm de largura e 1.700mm de altura: Básica = VR6 3,2 litros, 250 Cv e VR6 3,6 litros, 290 Cv; S = V8 4,5 litros, 340 Cv e V8 4,2 litros, 385 Cv; GTS = V8 4,8 litros, 405 Cv; Turbo = V8 4,5 litros, 450 Cv e V8 4,8 litros, 493 Cv; Turbo S = V8 4,5 litros, 521 Cv e V8 4,8 litros, 542 Cv e Turbo Diesel = V6 3,0 litros, 240 Cv. As transmissões eram: Automática TipTronic 6 marchas e manual 6 marchas.


De volta à Alemanha, em 2011 o Porsche Cayenne agora produzido em Leipizig recebeu uma reformulação, iniciando a Segunda Geração de um dos SUV mais cobiçados no mundo. Externamente, o carro é visualmente mais curto e menor do que os Cayenne da Primeira Geração, com curvas mais acentuadas, o para-brisas e a vigia traseira são mais inclinados, assim como o teto, o que levou a diminuir também os vidros laterais; os faróis foram inspirados nos utilizados no Carrera, e as lanternas traseiras agora se estendem para porta traseira do Cayenne, Com uso intensivo do alumínio e do magnésio em sua estrutura, seguindo as bases do sistema Audi Ultra, o modelo ficou quase 250 kg mais leve do que o anterior, sem com isso  comprometer sua capacidade off-road.
Basicamente, todas as versões da Segunda Geração do Porsche Cayenne incluem ar condicionado com controle de temperatura dual-zone, filtro de ar interior, volante em couro com múltiplos controles, bancos em couro.
O Cayenne S conta com teto solar elétrico e memória para o banco do motorista, enquanto o GTS tem uma câmera opcional para o retrovisor e sistema de memória. O Cayenne Turbo e Turbo S tem, além disso tudo, um sistema de reconhecimento de voz de navegação, controles de clima quatro da zona opcionais e bancos traseiros aquecidos.


Os motores oferecidos  agora são, em sua maioria, compartilhados com o modelo Panamera, com algumas atualizações sobre os motores da Primeira Geração, como a adição de Injeção Direta de Combustível. Assim, o Cayenne Básico tem um motor V6 3,6 litros com 300 Cv, a versão S utiliza o mesmo V8 4,8 litros do Panamera S com 395 Cv,o Turbo vem com o V8 4,8 litros, bi-turbo com 493 Cv e o Turbo S é V8 4,8 litro com 500 Cv. O Cayenne S Hybrid utiliza um motor V6 3,0 litros desenvolvido pela Volkswagen, com  328 Cv combinado com um sistema elétrico, bateria de íon-lítio com 46 Cv, somando 375 Cv de potência. O Cayenne S Diesel utiliza um motor V8 4,2 litros, também desenvolvido pela Volkswagen. A transmissão manual de seis velocidades é oferecida como padrão em todas as versões, junto ao sistema TipTronic com oito velocidades.


Em todas as suas versões, o Porsche Cayenne, cujos valores se iniciam na casa de R$300.000,00 e chegam em torno de R$800.000,00, enfrenta a concorrência do Land Rover Range Rover, BMW X5, Mercedes-Benz Classe ML, Volvo XC 90, Volkswagen Touareg e Audi Q7.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

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