quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Audi RS6 – Melhor impossível!



As vezes fico me perguntando... o que será que passa na cabeça dos engenheiros alemães? As montadoras de lá possuem, além de toda a sorte de profissionais de alto gabarito em todas as áreas da indústria automobilística, centros de desenvolvimento esportivos, independentes, que apenas pegam o que foi criado na matriz e desenvolvem tudo de novo, mas a seu jeito. Como a Audi AG, por exemplo, que tem as divisões Motorsport e Quattro GmbH, cujo prazer parece ser melhorar o que já parece impossível ser melhorado. Como o C5 RS6 Quattro, por exemplo. E que exemplo!


O Audi RS 6 Quattro, comumente conhecido como RS6, é a versão do mais alto desempenho possível da linha A6, posicionando-se inclusive acima do S6. Logicamente, sua base é o A6, um sedan médio, 4 portas, cinco lugares que perdeu toda sua civilidade de sedan familiar e se transformou em uma máquina de acelerar. Com todo conforto e segurança, off course!
O RS do nome é abreviatura de RennSport, que significa Esportivo de Corrida em alemão.  Somente os modelos de ultra-desempenho Audi, posicionados um passo acima do "S", carregam essas letrinhas, junto ao número de sua série. Logo, o RS6 é equipado com o mais poderoso motor de todos os modelos Audi, inclusive o S8 e, ao contrário do A6 e S6, os motores do RS6 não foram compartilhados com qualquer outro veículo na linha da Audi. São só dele e pronto.


O motor V8 4,2 litros, bi-turbo, 5 válvulas por cilindro, com 444 Cv é montado na dianteira, longitudinalmente, acoplado a transmissão de cinco velocidades ZF 5HP24A automática TipTronic controlada eletronicamente, com tração permanente Quattro e seus diferenciais convencionais aliados a um diferencial tipo Torsen T2. Sua produção foi iniciada em junho de 2002 e o ultimo Audi RS6 saiu da linha de montagem em 2004. Ou seja... o modelo é raro, muito raro. A Segunda geração do RS6 teve inicio em 2007, mas só é comercializada na Europa; os Estados Unidos, mercado natural para carros desse tipo, tem excessivas e complicadas leis que variam muito de estado para estado.  Azar dos norte-americanos. E de nós, sul-americanos, também. O RS6 4.2 V8 gasta 4,6 segundos para atingir os 100 km/h a partir da imobilidade total, e 22,6 segundos para cravar os 200 km/h. Chega facilmente aos 250 km/h, e podem apostar que ultrapassaria os 300 km/h mais facilmente ainda, se não fosse limitado eletronicamente. Desnecessário dizer que o RS6 vem com todas as siglas possíveis e imagináveis embarcadas, como ESP, ASR, BA, ABS, EBD, ECU, DSP, EDL, ATB, RDC etc.


As suspensões do SR6 são um capitulo á parte; foi nesse carro que a Audi estreou o Dynamic Ride Control (RDC), cujo funcionamento é  principalmente mecânico, empregando uma bomba para fornecer uma pressão adicional, individualmente, para os amortecedores nas curvas, acelerações e frenagens, ajustando a rigidez em cada amortecedor constantemente, para manter tanto o conforto em estradas retas, quanto alto nível de estabilidade e aderência nas curvas, aceleração e frenagens mais agressivas. Como todo carro que “anda” demais, o RS6 também precisa “parar” demais. E para! Os freios dianteiros Brembo são de 8 pistões, com discos ventilados e perfurados, com 365 mm de diâmetro e 34 mm de espessura. Os freios traseiros são flutuante, com pistão único ATE, discos ventilados e perfurados, com 335 milímetros de diâmetro e 22 mm de largura. Para ou não para??? Na Europa e em alguns outros países, as rodas de 19 polegadas eram standard, sendo as de 18 polegadas opcional. Nos EUA, apenas as rodas de 18 polegadas estavam disponíveis, e calçavam pneus 255/40 ZR18 99Y XL (eXtraLoad) uma vez que o RS6  pesa 1.865 kg e a Audi não entende como seguro utilizar pneus sem essa classificação no modelo.  Para as rodas de 19 polegadas, os pneus padrão eram 255/35 ZR19 96Y XL.


Os concorrentes diretos do Audi RS6 são o BMW M5 e os Mercedes-Benz AMG E55/E63. O Audi RS6 2004 avaliado está a venda na Bana Motors, cuja sede fica na Rua Major Heitor Guimarães, n° 637, bairro Seminário, Curitiba, Paraná, e atende pelo fone 41 3314-9970

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário