sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BMW i3: Hatchback movido a pilha!


O futuro já chegou. Quer dizer, futuro mais ou menos. Não, longe de desmerecer qualquer iniciativa, mas a verdade é que o primeiro automóvel elétrico ganhou as ruas no século 19, e sua invenção, pra variar, é atribuída a diversos pesquisadores distintos, em locais dispares, e que não se conheciam. Em 1828, o húngaro Anyos Jedlik desenvolveu um motor elétrico primitivo e criou um pequeno carro, alimentado por esse motor. Em 1834, Vermont
 Thomas Davenport inventou o primeiro carro americano com motor elétrico; em 1835, os holandeses Sibrandus Stratingh e Christopher Becker criaram seu carro elétrico, produzido em pequena escala, e alimentado por baterias não-recarregáveis, bateria essa que se tornou viável para o armazenamento de eletricidade a bordo de um veículo em 1856. O alemão Andreas Flocken apresentou ao mundo, em 1888, o primeiro automóvel de 4 rodas movido a eletricidade. O austríaco Ferdinand Porsche criou, produziu e vendeu muitos Lohner-Porsche, com um motor elétrico em cada roda, antes de se tornar famoso pelos carros movidos a motor de combustão interna. Thomas Edison e Nikola Tezla, patrocinados por Morgan e Westinghouse, já defendiam suas corrente continua e corrente alternada, e já sabiam que sua eletricidade servia para mover automóveis. 

Ou seja: toda essa correria atual, envolta pelas bandeiras da sustentabilidade, proteção do meio-ambiente, pavor com a poluição, esgotamento dos combustíveis fósseis etc, é mais uma balela forçada em nossas goelas. O conceito, o sistema e a tecnologia já existia, mas simplesmente foi relegada ao fundo mais profundo das gavetas por interesses financeiros. Como sempre, dane-se o povo, o que interessa é muito dinheiro no bolso de poucos, e a interminável ambição de nações controlarem outras nações. Alguém acredita, mesmo, que o desenvolvimento de qualquer outro meio de fornecimento de energia e propulsão não tenha sido barrado em favor do petróleo, o produto que mais gera guerras, investimentos em extração e sustento de diversos países pelo mundo afora? Se acredita, esta na hora de pendurar a meia na lareira e esperar a visita do Papai-Noel... ah, mas a matéria-prima para a produção das baterias, por exemplo, é muito cara. Não é não. Nem cara, tampouco rara, e pode ser feita em laboratório. Só não é, ainda, interessante, tem muito país sobrevivendo exclusivamente do petróleo. Essa história ainda vai longe.
Bem, por esse ou aquele motivo, a verdade é que esse é o mundo em que vivemos, gostando ou não, podendo muda-lo ou não. Então, como “a banda toca” agora que, carros elétricos são a ultima novidade da tecnologia automobilística, vamos ver o mais novo produto lançado no mercado mundial, o BMW i3!

A apresentação do i3 aconteceu simultaneamente em Nova Iorque, Londres e Pequim, atingindo, assim, os três continentes que compõem hoje o Primeiro Mundo. Trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série pela montadora alemã, com as primeiras unidades chegando às concessionárias em novembro do ano corrente. O i3 é um carro para uso urbano, com autonomia entre 130 a 160 quilômetros de carga; segundo estudos, é mais do que suficiente, uma vez que a distância média diária, percorrida pelo usuário, é de 64 quilômetros. Esses dados comprovam que o Brasil passou longe de ser pesquisado. Entre o bairro do Tatuapé, na zona leste, e o bairro de Interlagos, na zona sul de São Paulo, a distância é bem maior... porém, se necessário, o BMW i3 pode carregar um
extensor de autonomia (Range Extender), que mantém a carga da bateria de lítio-ion em um nível constante, sendo recarregada em movimento, por meio de um motor a gasolina de dois cilindros com 25 Cv, que produz 34 kW, aumentando o alcance máximo do carro para cerca de 300 quilômetros. É, no fundo nada mais é do que um hibrido, só que ao contrário!
O preço básico do BMW i3 é de €34.950 euros na Alemanha. Se equipado com o Se equipado com o Range Extender, esse preço pula para €39.450. Extensorzinho caro, esse!
Durante um período de três anos, os custos de manutenção e utilização do BMW i3 são bastante baixos, uma vez que não tem muito o que quebrar. Diferentemente dos motores de combustão interna e suas centenas de peças móveis e atritantes, um motor elétrico não tem nada, além dos rolamentos do eixo, que se desgaste.

O BMW i3 é construído em fibra de carbono na carroceria e alumínio no chassi, uma construção leve, com peso total de 1.195 kg, o que contribui para a agilidade e desempenho, com a potência máxima do sistema elétrico ser de 125 kW ou 170 Cv, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingindo a velocidade máxima – limitada – de 150 km/h, o que, convenhamos, para um carro urbano está prá lá de suficiente!
A pergunta é: vai estar a venda no Brasil? Não sei. Mas acho difícil. Se outros países são presos pelo petróleo com as 8 potências, o Brasil é preso ao cubo, e não haverá nenhum interesse em que essa situação mude. Logo, acredito que uma importação independente, particular, seja possível, a um custo exorbitante, mas ter o i3 importado oficialmente pela BMW do Brasil... não acredito.


Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com








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