domingo, 18 de agosto de 2013

Best Drive: Porsche Cayenne S V8 4.8 4x4 TipTronic 2006 - Igual um 0/km!



O Cayenne, SUV (Sport Utility Vehicle, ou Veículo Utilitário Esportivo) Médio desenvolvido pela Porsche em 2002, foi o primeiro modelo da montadora a ser equipado com um motor V8 desde 1995, quando encerrou-se a produção do modelo 928. Desde então, o Cayenne é o segundo modelo mais vendido da marca, atrás apenas do clássico 911. Entre todas as versões e motores disponíveis, Best Drive testou um modelo Cayenne S 2006, com motor V8 4,8 litros com 405 Cv de potência, transmissão TipTronic com seis velocidades e tração 4x4.  
Quando se tem essa missão, os sentidos ficam todos alertas. O primeiro a entrar em cena é a audição; imagina-se que um carro, com sete anos de uso, esteja rangendo por todos os lados e seus plásticos e acabamentos interiores proporcionem um verdadeiro show do Olodum particular. Ledo engano. O pavimento das ruas de Curitiba, ao contrário do que se propaga, há anos são buracos e valetas, ladeadas, vez por outra, por algum asfalto. Em outros casos, a Prefeitura finge que trabalha, fingindo que recupera as vias, entupindo os buracos com morrinhos de asfalto e aí sim, fica bom trafegar... e nada dos esperados barulhos. Como todo carro feito para durar, os materiais empregados em sua montagem são de primeira linha, os encaixes são bem feitos, o acabamento é primoroso e tudo está perfeitamente no lugar. Os bancos de couro estão em perfeitas condições e, por mais que eu gastasse tempo e paciência procurando defeitos ou marcas de uso, simplesmente não foi possível encontrar.


O conjunto mecânico de um carro desse porte é feito para durar muito mais de 500 mil quilômetros sem dar problemas, desde que, claro, abastecido com gasolina de boa qualidade e não com desconto e água, com as revisões feitas, a manutenção preventiva em dia, a consciência de que o fato de estar-se a bordo de um carro muito potente não te transformou em piloto de Fórmula 1, nem as ruas em Autódromos, enfim, atitudes comuns, que donos conscientes aplicam em seu dia-a-dia, independente de ser um Uno Mille Way Economy ou um Porsche Cayenne S. E o resultado é o mesmo: um carro sempre novo, pronto para o uso, como se tivesse acabado de sair da linha de montagem, com a vantagem de que os gastos com as revisões já acabaram. Em termos mecânicos, com 94.000 km rodados, é impossível notar-se a diferença do modelo avaliado em relação a uma unidade zero quilômetro.


O Cayenne S 2006 avaliado conta com  câmbio TipTronic, tração 4x4, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Ar Quente, Bancos De Couro, Cd Player, Controle De Tração, Desembaçador Traseiro, Direção Hidráulica, Freios Abs, Limpador Traseiro, Regulagem Elétrica dos Retrovisores, Acionamento Elétrico dos Vidros, Rodas De Liga Leve, Freios a Disco Brembo nas Quatro Rodas, etc. E não custa os R$320.000,00, em média, de um exemplar zero quilômetro. Custa R$197.000,00 a menos. Já ficou interessante!


Em sua faixa de mercado, o Porsche Cayenne S concorre com o Mercedes-Benz ML350, Volkswagen Touareg, BMW X5, Volvo XC90 e Range Rover. O carro avaliado está à venda na Bana Motors, cuja sede fica na Rua Major Heitor Guimarães, n° 637, bairro Seminário, Curitiba, Paraná, e atende pelo fone 41 3314-9970.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário