domingo, 25 de agosto de 2013

Nissan 370Z Nismo: Potência anabolizada!



O 370Z, conhecido como Fairlady no Japão, foi lançado em 2008, como substituto do modelo 350Z, esportivo criado pela Nissan para o mercado mundial, e chega agora a sua sexta geração. Não contentes com toda a potência, dirigibilidade e esportividade que o Nissan 370Z oferece por natureza, a Nismo – Nissan Motorsport International Limited –, braço esportivo da montadora japonesa, criado em 1984 para cuidar da divisão de competições, onde a Nissan investe pesado, por saber ser a melhor vitrine para seus produtos (foi dessa forma, por exemplo, que o Skyline GT-R transformou-se em um mito mundial) resolveu “meter sua colher” no projeto do modelo e o repaginou.


Disponível apenas na versão cupê esportivo, com uma caixa manual de seis velocidades, o 370Z Nismo apresenta extensa engenharia e melhorias de estilo. A versão do 370Z Nismo já está à venda no Japão e América do Norte; para a Europa uma especificação única está sendo desenvolvida, visando atender as condições das estradas e os ímpetos dos entusiasmados e felizes motoristas/pilotos europeus. E brigar com Porsche, Audi, BMW, Mercedes-Benz, Ferrari, Lamborghini, Maserati, Aston Martin, Morgan e outras montadoras no segmento dos esportivos de grande potência. Para a América do Sul... bem, para a América do Sul, os interessados podem importar o 370Z, tanto “civilizado” quanto Nismo, por sua própria conta, porque esperar que a montadora, aqui instalada, os importe... esqueçam. Pelo jeito, a Nissan do Brasil entende que sua 9 ͣ colocação no ranking de vendas no Brasil em 2013, com 44.490 unidades vendidas (contra 447.294 da líder Fiat) entre janeiro e agosto, sendo o modelo March o mais vendido da marca, com 13.927 unidades comercializadas em oito meses, garantindo a 37 ͣ  posição no ranking dos mais vendidos, seja satisfatória. Não, ainda não atingi a insanidade pensando que a chegada de seu esportivo vá reverter esse quadro de imediato. Mas ajudaria, e muito, a melhorar a imagem dos carros potentes, bons e duráveis – que são – oferecidos pela Nissan no Brasil. Questão de marketing da marca, que insiste em achar que nós não merecemos o direito de escolher um produto seu entre tantos esportivos importados comercializados mensalmente no país.


Apesar de tudo ser do mais alto nível de perfeição, o pessoal da Nismo conseguiu encontrar, reconsiderar e recriar um grande numero de itens em seu 370Z, principalmente na aerodinâmica.  A extremidade dianteira apresenta um design mais agressivo e funcional,  melhorando o fluxo de ar sob o carro, o que garante maior estabilidade em altas velocidades e nas curvas, e este downforce adicional é complementado por uma suspensão extensivamente repaginada. Na parte traseira, a nova asa inteligente dá o toque visual esportivo, ao mesmo tempo em que melhorara o desempenho aerodinâmico do carro. A equação é simples: se é para acelerar muito, então tem de estar bem grudado no chão. Sem, com isso, condenar o design. E o Nissan 3070Z Nismo é bastante bonito. As rodas são de 19”, forjadas em liga leve,
e tentam esconder enormes pinças de freios, discos de 356mm na dianteira e 350mm na traseira. São detalhes, mas é de detalhes que se cria um conjunto perfeito. No interior, o design que já projetado para um esportivo de alto desempenho, ficou ainda mais  focado, onde, entre outros mimos, o volante tem acabamento em alcântara e couro e os bancos com regulagens totalmente elétricas.


O motor, dianteiro, longitudinal, V6 de 3,7 litros do 370Z ganhou nossos escapes, algumas revisões e passou de 328 Cv para 350 Cv e o torque subiu de 363 Nm para 374 Nm, o que se traduz em respostas mais rápidas em todas as rotações, melhores retomadas e a aceleração de 0 a 100 km/h do 307Z Nismo é de 5,2 segundos. A transmissão é manual de seis marchas, com tração traseira, calçado com pneus 245/45 R19 na dianteira e 285/35 R19 na traseira; as dimensões do coupé esportivo da Nissan são: 4.427mm de comprimento, 1.844mm de largura, 1.316mm de altura, com peso bruto de 1.497 kg, o que dá uma relação peso-potência de impressionantes 4,27 quilos para cada Cv de potência.


O valor médio do coupé esportivo da Nissan, nos Estados Unidos, é de US$ 43.000, algo em torno de R$ 86.000,00, sem contar todas as taxas, frete etc. É possível comprar um, sem sair do Brasil? Sim, é. Os interessados podem entrar em contato com a Bana Motors (www.banamotors.com) em Curitiba ou Bremen Motors (www.bremenmotors.com.br) em São Paulo, e tratar de todos os trâmites legais para a importação de um dos mais puro-sangue esportivos do mundo.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

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