segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SsangYong Kyron GL200 KY: SUV Top!



A missão da montadora SsangYong Motor Company (pronuncia-se Xuanhiong, que significa Dragões Gêmeos) não é das mais fáceis. A primeira é convencer o mundo de que o sistema asiático, onde de tempos em tempos as empresas do setor mudam de controle, é funcional e ninguém vai se deparar, repentinamente, com a extinção de uma marca e, consequentemente, as dificuldades em manter rodando os veículos produzidos. A montadora é a quarta maior da Coréia do Sul – não, a SsangYong não é chinesa –, fundada em 1954 em Pyungtaek, sob o nome Hadongwahn Motor Company, sendo a primeira a produzir automóveis no país. Especializou-se na criação e produção de veículos utilitários, e é a líder no segmento dos 4x4, com 39% do mercado sul-coreano no segmento.


Porém, desde 2010 a montadora pertence a um conglomerado indiano. Não antes de seguir a cartilha de mudar de mãos diversas vezes. Em 1997 a Daewoo Motors adquiriu o controle da companhia, mas problemas financeiros levaram a própria Daewoo a mudar de dono em 2000, e em 2004 a chinesa SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) comprou 51% do controle da SsangYong, até que a Mahindra e Mahindra adquiriu o controle majoritário da montadora com 70% das ações em 2010, e suas aspirações são gigantes, uma vez que objetiva ser a maior montadora global no segmento das SUV. O que é a segunda tarefa difícil, confirmar que os veículos oriundos desta parte do Globo Terrestre são, efetivamente, de alto padrão, algo difícil apesar de saber-se que as grandes montadoras de todo o mundo, hoje, usam locações e mão-de-obra em quase todo o território asiático e indiano. Para tanto, a montadora se empenha em criar veículos com a melhor relação entre desempenho, custo, operacionalidade e funcionalidade possível, investindo constantemente em capacitação tecnológica em todos os níveis da empresa, procurando acompanhar as tendências exigidas pelo mercado consumidor mundial, e comercializa seus produtos atualmente na Europa, América Central, América do Sul, África e Ásia. A receita está dando certo, e a cada dia a montadora firma-se mais e solidamente no mercado mundial.


Entre seus modelos, um dos que se destacam é o Kyron GL200 KY, utilitário esportivo de porte médio lançado em 2005. O nome vem do eslavo Generoso. Possui motor com tecnologia Mercedes Benz M200 XDi, 2.0 Litros Turbo-Diesel, Intercooler, 4 cilindros, 16 válvulas, Common Rail (a tecnologia que faz os motores diesel atuais oferecerem muita potência com baixo ruído e mínima emissão de fumaça), 141 cavalos de potência, cambio automático de 5 marchas Mercedes Benz T-Tronic W722-6 (com possibilidade de troca de marchas através de botões no volante), tração 4x4, 4x4 reduzida e 4x2 e sistema de freios a disco com ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas) de 4 canais, ABD (frenagem automática do diferencial), BAS (sistema auxiliar de frenagem), nas quatro rodas, ESP (controle eletrônico de estabilidade),  HDC (controle de descida em rampa) e ARP (proteção ativa anti-capotamento) entre outros itens na lista de eletrônica embarcada. Certo, os outros SUV mais conhecidos tem quase tudo isso, só que custam muito mais caro oferecendo o mesmo. Alarme, ar-condicionado duplo independente bancos em couro com aquecimento, CD e MP3 Player, direção hidráulica, rodas de liga leve, travas elétricas, acionamento elétrico dos vidros e retrovisores (com aquecimento e inclinação automática para manobras), volante com regulagem de altura, enfim, toda a gama de acessórios e conforto oferecidos pelos demais veículos de seu segmento são oferecidos no Kyron GL200 KY ano 2010 modelo 2011 avaliado aqui.


O carro, com seus 4.660 mm de comprimento, 1.880 mm de largura e 1.755 mm de altura mostrou-se bastante confortável, fácil de guiar tanto no trânsito pesado, boa manobrabilidade, seus controles estão bem posicionados, o painel é de rápida e fácil leitura, e mesmo em aventuras um pouco mais hardcore em trilhas off-road, o Kyron GL200 KY não decepciona, uma vez que seu ângulo de ataque é de 26 ° e de saída é de 23 °. Evidentemente, por tratar-se um SUV, conceitos como arrancadas alucinantes e “tocada” de um carro de corridas estão fora de cogitação, afinal o carro pesa 2.530 kg e não foi projetado para isso. Para avaliar pessoalmente o Kyron GL200 KY desta matéria, procure a Bana Motors, sediada na Rua Major Heitor Guimarães, n° 637, bairro Seminário, Curitiba, Paraná, e atende pelo fone 41 3314-9970. Com toda a qualidade do carro avaliado e o valor proposto, dificilmente você voltará sem ele para casa!



Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário