Você acorda e pensa: onde vou torrar
alguns milhões de Euros hoje? O Gulfstream G550 está no hangar, o Agusta AW139
no heliporto, o Azzam 180 na nova marina... mas que droga, acabaram as opções?
Não tem mais nada ridiculamente caro e absolutamente dispensável para eu gastar
hoje um container cheinho de notas de €500,00 e deixar meus amigos babando?
Calma... existem empresas que pensam
em você. Ou, pensam em como te deixar deprimido se recusando a te vender alguma
coisa. A ítalo-germânica Automobili Lamborghini S.p.A. é uma dessas empresas.
Vez por outra, assim como outras poucas que podem se dar esse luxo, cria algum
modelo ultra-mega exclusivo, deixa o mundo do “quaquilionários” em polvorosa, e
nem se Mohammed bin Rashid Al Maktoum oferecer Dubai e os Emirados Árabes
Unidos como pagamento conseguirá um exemplar, se a Lamborghini empacar. Como
foi o caso do modelo Veneno, o super esportivo exclusivo, com 740 Cv, baseado
no Aventador, lançado este ano para celebrar o 50º aniversário da marca, cuja
produção será de apenas 4 unidades, sendo uma, o Carro Zero, destinado ao museu
da Lamborghini e os outros três carros – um verde, um vermelho e outro branco,
cada um representando as cores da bandeira de Itália – de produção custando a
bagatela de 3,12 milhões de euros e já foram vendidos.
Agora, a montadora apresenta mais uma
novidade, seguindo aquela tendência europeia de criar uma versão sem teto de
seus modelos ultra-super. Mas não se empolgue demais, a menos que sua conta
bancária permita que você saque míseros €3.300.000 e deposite em favor da
Automobili Lamborghini S.p.A., pague todos os impostos na Itália, todas as
taxas, frete, seguro, IPVA etc daqui, se puder, e então conseguirá – mas corra
– ser um dos 9 felizes proprietários do Lamborghini Veneno Roadster, que serão
entregues no decorrer de 2014.
O super esportivo é praticamente um protótipo de corrida aberto,
totalmente sem teto, com desempenho avassalador e um design extremo – para
dizer o mínimo. Tem gente que vai torcer o nariz, mas o design do Roadster é
daqueles que as pessoas adoram apenas por carregar a marca de uma montadora de
super carros; se analisado independente desse fator, é um desenho que lembra
uma mistura de Batmóvel com algum carro do Jaspion e o DeLorean do filme De
Volta Para o Futuro. Não ficaria surpreso se Stan Lee assinasse o projeto. A Lamborghini sempre foi conhecida por ousar
e radicalizar, mas dessa vez carregou nas tintas. Sob alguns ângulos, é tão
feio que chega a ser bonito; sob outros, é tão feio que chega a ser... feio.
Segundo a montadora, suas linhas foram criadas buscando a maior eficiência
aerodinâmica possível. E o resultado foi esse...
Com uma potência máxima de 750 Cv extraída
do motor V12 de 6,5 litros, acoplado a transmissão ISR e tração integral nas
quatro rodas, o Veneno Roadster acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos,
e sua velocidade máxima é de 355 km/h. Não é nada desprezível a velocidade
máxima, apesar de ter alguns modelos europeus que superam os 400 km/h. No caso
do Veneno Roadster, a montadora buscou sua experiência em protótipos de corridas
e cada detalhe de sua forma segue uma função clara – aerodinâmica, downforce
com arrasto mínimo e otimizar a refrigeração do motor de alto desempenho. E a
Casa de Sant'Agata Bolognese incluiu as proporções extremas, a dianteira
estrondosamente em forma de seta e as linhas afiadas e rebuscadas da superfície
e traseira. A dianteira funciona como uma grande asa aerodinâmica, a divisão
dos para-lamas traseiros do monobloco otimiza o fluxo de ar, as transições de
arcos em um difusor enorme enquadram os quatro tubos de escape são divididas
por um separador, as grandes aberturas servem para ventilar o motor e dirigem o
fluxo de ar direto para a asa traseira, auto-ajustável. Até o desenho das rodas
foi determinado pela aerodinâmico, com um anel de fibra de carbono em torno da
roda, funcionando como uma turbina, para reforçar a ventilação dos freios de
carbono-cerâmica. O monobloco é feito de polímero reforçado de fibra de carbono
chamado CFRP. O peso total do Lamborghini Veveno Roadster é de apenas 1.490 kg,
o que garante a relação peso-potência em 1,99 kg para cada Cv de potência do
motor.
Tudo muito bom, muito perfeitinho...
mas a Lamborghini parece que não quis tirar tudo o que um motor com essa
litragem oferece. O Shelby Tuatara, por exemplo, tem motor V8, 7,0 litros com
1.350 Cv e atinge 430 km/h; o Koenigsegg Agera R extrai 1.115 Cv de um motor
V8, 5,0 litros e chega aos 420 km/h, e o Porsche 911 GT2 Turbo 9FF com motor
boxer 6 cilindros 4,0 litros tem 1.200 Cv e atinge 414 km/h de velocidade
máxima... e são muito bonitos, e estão a disposição de quem quiser comprar.
Diferentemente do que acontece com o Lamborghini Veneno Roadster.
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