quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lamborghini Veneno Roadster: Brinquedo para poucos.



Você acorda e pensa: onde vou torrar alguns milhões de Euros hoje? O Gulfstream G550 está no hangar, o Agusta AW139 no heliporto, o Azzam 180 na nova marina... mas que droga, acabaram as opções? Não tem mais nada ridiculamente caro e absolutamente dispensável para eu gastar hoje um container cheinho de notas de €500,00 e deixar meus amigos babando?
Calma... existem empresas que pensam em você. Ou, pensam em como te deixar deprimido se recusando a te vender alguma coisa. A ítalo-germânica Automobili Lamborghini S.p.A. é uma dessas empresas. Vez por outra, assim como outras poucas que podem se dar esse luxo, cria algum modelo ultra-mega exclusivo, deixa o mundo do “quaquilionários” em polvorosa, e nem se Mohammed bin Rashid Al Maktoum oferecer Dubai e os Emirados Árabes Unidos como pagamento conseguirá um exemplar, se a Lamborghini empacar. Como foi o caso do modelo Veneno, o super esportivo exclusivo, com 740 Cv, baseado no Aventador, lançado este ano para celebrar o 50º aniversário da marca, cuja produção será de apenas 4 unidades, sendo uma, o Carro Zero, destinado ao museu da Lamborghini e os outros três carros – um verde, um vermelho e outro branco, cada um representando as cores da bandeira de Itália – de produção custando a bagatela de 3,12 milhões de euros e já foram vendidos.


Agora, a montadora apresenta mais uma novidade, seguindo aquela tendência europeia de criar uma versão sem teto de seus modelos ultra-super. Mas não se empolgue demais, a menos que sua conta bancária permita que você saque míseros €3.300.000 e deposite em favor da Automobili Lamborghini S.p.A., pague todos os impostos na Itália, todas as taxas, frete, seguro, IPVA etc daqui, se puder, e então conseguirá – mas corra – ser um dos 9 felizes proprietários do Lamborghini Veneno Roadster, que serão entregues no decorrer de 2014.

O super esportivo  é praticamente um protótipo de corrida aberto, totalmente sem teto, com desempenho avassalador e um design extremo – para dizer o mínimo. Tem gente que vai torcer o nariz, mas o design do Roadster é daqueles que as pessoas adoram apenas por carregar a marca de uma montadora de super carros; se analisado independente desse fator, é um desenho que lembra uma mistura de Batmóvel com algum carro do Jaspion e o DeLorean do filme De Volta Para o Futuro. Não ficaria surpreso se Stan Lee assinasse o projeto.  A Lamborghini sempre foi conhecida por ousar e radicalizar, mas dessa vez carregou nas tintas. Sob alguns ângulos, é tão feio que chega a ser bonito; sob outros, é tão feio que chega a ser... feio. Segundo a montadora, suas linhas foram criadas buscando a maior eficiência aerodinâmica possível. E o resultado foi esse...


Com uma potência máxima de 750 Cv extraída do motor V12 de 6,5 litros, acoplado a transmissão ISR e tração integral nas quatro rodas, o Veneno Roadster acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, e sua velocidade máxima é de 355 km/h. Não é nada desprezível a velocidade máxima, apesar de ter alguns modelos europeus que superam os 400 km/h. No caso do Veneno Roadster, a montadora buscou sua experiência em protótipos de corridas e cada detalhe de sua forma segue uma função clara – aerodinâmica, downforce com arrasto mínimo e otimizar a refrigeração do motor de alto desempenho. E a Casa de Sant'Agata Bolognese incluiu as proporções extremas, a dianteira estrondosamente em forma de seta e as linhas afiadas e rebuscadas da superfície e traseira. A dianteira funciona como uma grande asa aerodinâmica, a divisão dos para-lamas traseiros do monobloco otimiza o fluxo de ar, as transições de arcos em um difusor enorme enquadram os quatro tubos de escape são ​​divididas por um separador, as grandes aberturas servem para ventilar o motor e dirigem o fluxo de ar direto para a asa traseira, auto-ajustável. Até o desenho das rodas foi determinado pela aerodinâmico, com um anel de fibra de carbono em torno da roda, funcionando como uma turbina, para reforçar a ventilação dos freios de carbono-cerâmica. O monobloco é feito de polímero reforçado de fibra de carbono chamado CFRP. O peso total do Lamborghini Veveno Roadster é de apenas 1.490 kg, o que garante a relação peso-potência em 1,99 kg para cada Cv de potência do motor.


Tudo muito bom, muito perfeitinho... mas a Lamborghini parece que não quis tirar tudo o que um motor com essa litragem oferece. O Shelby Tuatara, por exemplo, tem motor V8, 7,0 litros com 1.350 Cv e atinge 430 km/h; o Koenigsegg Agera R extrai 1.115 Cv de um motor V8, 5,0 litros e chega aos 420 km/h, e o Porsche 911 GT2 Turbo 9FF com motor boxer 6 cilindros 4,0 litros tem 1.200 Cv e atinge 414 km/h de velocidade máxima... e são muito bonitos, e estão a disposição de quem quiser comprar. Diferentemente do que acontece com o Lamborghini Veneno Roadster.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com
Oferecimento: Bana Motors – www.banamotors.com.br

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