segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Porsche Panamera Diesel 2014: Melhorando o excelente!


Daquelas notícias que nós, simples mortais brasileiros, apenas tomamos conhecimento, achamos bacana e pronto: O Porsche Panamera Diesel, que já era excelente, ficou melhor. É até lógico, uma vez que a tecnologia continua sua evolução, novos compostos são desenvolvidos, a qualidade dos combustíveis tende a melhorar etc. Então, a potência dos motores aumenta, a emissão de poluentes diminui, e todo mundo fica feliz. Quer dizer, todo mundo lá no Velho Continente, nos Estados Unidos, na Ásia, no Oriente Médio e em 90% da América do Sul, porque aqui no Brasil... sem chances. Por dois motivos: o Governo continua subsidiando o diesel, além de alegar que a produção local, mesmo acrescida de importação, não seria suficiente para suprir todos os usuários; problema fácil de resolver, basta investir e m ferrovias e hidrovias, mas interesses ocultos não permitem que isso ocorra. Por outro lado, os próprios fabricantes se recusam a trazer seus modelos a diesel para cá, uma vez que a qualidade do “nosso” diesel, na imensa maioria dos casos, é péssima. Então, só podemos, mesmo, admirar o que acontece lá fora e pronto.



Como é o caso do novo Porsche Panamera diesel, com seus 300 Cv de potência e todo o luxo possível e imaginável em um Porsche. O motor é novamente um 3,0 litros, V6, com a potência aumentada em 50 Cv com relação a versão anterior, o que oferece 20% de melhora no desempenho, como a aceleração de 0 a 100 km/h que, agora, é feita em 6,0 segundos, e a velocidade máxima chegou aos 259 km/h (contra 244 km/h do modelo anterior). Agora, assim como nas versões a gasolina, o Panamera diesel também conta com o bloqueador do diferencial traseiro Porsche Torque Vectoring Plus (PTV +), assim como a transmissão TipTronic de 8 velocidades e o chassi foram refinados.


Engana-se, no entanto, quem pensar que essa melhora de potência foi uma mera questão de uma repaginada leve no motor. Do anterior, restaram apenas as dimensões externas. Virabrequim e pistões foram redesenhados e redimensionados, além da instalação de um turbocompressor refrigerado a água (!!!), com 3,0 Bar de pressão.  A fim de reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto em altas velocidades, a relação de transmissão é maior para o eixo traseiro, ou seja, o Panamera diesel utiliza giros mais baixos do motor para atingir a velocidade do veículo desejada.


O Porsche Panamera Diesel estará disponível no mercado a partir de Janeiro de 2014 . O veículo custa
 € 85.300,00 na Alemanha.


Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com




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