terça-feira, 10 de setembro de 2013

Brabus 850 6.0 BiTurbo iBusiness: Executivo de outro mundo!



A Brabus foi fundada em Bottrop, região do Rühr, Alemanha, por Bodo Buschmann e Klaus Brackman em 1977, com o intuito de modificar e preparar modelos Mercedes-Benz, basicamente a mesma coisa que fazia a AMG (que se tornou parte da Daimler em 1990) e hoje, com renome mundial, tem lojas espalhadas por toda a Europa e Estados Unidos, sendo responsável por modificações também nos modelos Smart e Maybach. Os clientes, em todo o mundo, podem comprar um carro já pronto, diretamente em sua rede de lojas, ou enviar seus próprios carros para serem personalizados. Mas são poucos os modelos à pronta entrega; o mais usual é que o cliente encomende o modelo, a Brabus o adquira junto a Mercedes-Benz e o prepara de acordo com as solicitações. A Brabus oferece apenas mudanças estéticas, com peças e complementos aerodinâmicos, rodas especiais, sistemas multi-mídia, acabamento interno etc, mas seu forte mesmo é com a parte mecânica, com seus exclusivos sistemas de escape, discos de freio em carbono-cerâmica com 380mm, pinças de freios de 12 pistões (...) e o motor; é aqui que a preparadora gosta, mesmo, de mexer, pegando o que a AMG já preparou e melhorando o que parecia não mais ter o que ser melhorado. Como os motores “pequenos” de 4 cilindros em linha para suas versões dos modelos SLK e CLK, com 200 Cv, ou os gigantescos V12 Twin-Turbo com 800 Cv dos S-Class. É pra qualquer um? Acho que não... o lema da empresa é: Se você tem de perguntar o preço, você não pode tê-lo... 


Seu mais novo modelo é o 805 BiTurbo 6.0 iBusiness, designação do novo sedan de luxo criado pela Brabus, absurdamente multi-mídia, com base no novo Mercedes-Benz S-Class, com um motor V8 6,0 litros, bi-turbo com 850 Cv, que atinge, apesar de sua imensidão de dimensões, a velocidade máxima de 350 km/h. Todo seu sistema digital é proveniente do “state of the art” da Apple, como iPad, Mac Mini, iPod Touch e Apple TV, controlados remotamente.   
Rodas de 21”, acabamento em couro com dois tons, e diversos apêndices aerodinâmicos fazem parte do pacote, mas o que mais foi trabalhado, como não poderia deixar de ser, é o motor. A base é o mais recente V8 32 válvulas desenvolvido pela AMG para seu modelo E63, onde aumentou sua capacidade volumétrica de 5.461 cm³ para 5.912 cm³, o que parece pouco mas exigiu uma completa reformulação do bloco do motor, cilindros e cabeçotes. Aumentando para 99mm o diâmetro dos cilindros, foram introduzidos pistões forjados especiais, com bielas também forjadas com curso de 96mm, permitindo uma combustão mais eficiente. Os dois Turbocompressores especiais Brabus, junto aos novos coletores de escape especiais também, foram, logicamente, preponderantes na arquitetura do motor, que cuja potência foi aumentada em insanos 265 Cv sobre o motor original. Também o mapeamento eletrônico de todo o conjunto motriz teve de ser alterado, e o motor atinge sua potência máxima de 850 Cv a míseros 5.400 Rpm,  e seu torque máximo, que seria de 1.450 Nm foi limitado em 1.150 Nm, para proteger o sistema de transmissão, e também se faz sentir em baixos 2.500 Rpm. O câmbio AMG Speedshift MCT, de 7 velocidades, foi reprogramado, e o carro atinge os 100 km/h, partindo da imobilidade total, em 3,5 segundos – muito mais rápido do que 99% dos esportivos coupé muito mais leves – e sua velocidade máxima seja limitada em 350 km/h. E isso me parece incongruente: se você pode guiar a absurdos 350 km/h, pode guiar a quanto o carro chegar, seja a 500 km/h ou 1.000 km/h... 


O nível de requintes é imenso; o motorista pode optar, por, entre todas as formas de direção, se quer que o som seja sutil ou emocionante. No sentido literal, já que ao acionar um botão no volante, um sistema de borboletas criado pela Brabus abre ou fecha os escapes. Um V8 com 850 Cv a plenos pulmões deve, realmente, ser emocionante! Mas o grande enfoque da sofisticação do modelo ficou a cargo, como sugere o nome, da eletrônica – elegantemente – embarcada. O sistema está sendo desenvolvido desde 2010, e finalmente está pronto e operacional, com a ultima geração da Apple a plena disposição dos ocupantes. O console central traseiro, por exemplo, não só serve para guardar o notebook, mas o recarrega sempre que está ali instalado. São tantas as opções de equipamentos, aplicações, aplicativos e acessibilidade que os usuários terão de dominar bem o atual mundo digital para poder usufruir de tudo o que o Apple Global oferece.


Como em carros de alto luxo permanece a máxima de que couro e madeira é o chique, como eram as mansões inglesas de onde surgiu essa mania, o 850 iBusiness não é diferente, porém, com a adição de muito Alcântara, material desenvolvido e patenteado pela Lamborghini, caro a beça, em conjunto com o couro e fibra de carbono. Um mix da sala da casa da fazenda com um moderno office businnes...
O Brabus 850 BiTurbo 6.0 iBusiness é construído sob encomenda. Seu preço? Apesar de a Brabus não gostar que se pergunte, é necessário, senão fica difícil pagar. O valor exato do carro não foi ainda divulgado, mas não será inferior a € 700.000,00 – algo próximo a
R$ 2.100.000,00 lá, na Alemanha.O sistema multimídia e todos os outros componentes de sintonia Brabus estão disponíveis para todos os modelos S-Class atuais. Os motores, freios e suspensões preparados pela Brabus também estão disponível para todos os modelos Mercedes-Benz. Para conhecer todos os modelos Brabus – todos os modelos Mercedes-Benz, Smart e Maybach desenvolvidos pela empresa – e tratar de suas importações, basta entrar em contato com a Bana Motors (www.banamotors.com) em Curitiba ou com a Bremen Motors (www.bremenmotors.com.br) em São Paulo para maiores informações.



Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

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