quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Water Car Panther: Diversão, é a solução sim!



É difícil precisar a origem da ideia; mas acredito que o conceito de misturar carro com barco tenha começado junto ao desenvolvimento de ambos, assim como tem gente que insiste em misturar carro com avião. O mais comum, no entanto, são criações estranhas, com funcionamento ruim em qualquer uma das aplicações que se tenha imaginado. Os carros-anfíbios sempre foram o grande sonho-dourado de engenheiros e construtores em todo o mundo; dos militares, então, nem se fala, e claro que os principais veículos anfíbios são militares. E claro que são horríveis. Segundo conta a lenda, não precisam ser bonitos, tem de ser funcionais. Mas existem exceções. A Rinnspeed, na Alemanha, produz um anfíbio bem bonito, que inclusive pode ser usado como submarino, para uso civil. Mas isso já parece loucura.


Um fabricante norte-americano acaba de chegar o que parece ser o mais próximo e viável possível da combinação carro-barco. O Panther chega ao mercado para desafiar os mais céticos e proporcionar muita diversão. Acelera bem no asfalto, na areia e na água. O design... bem, os norte-americanos tem uma paixão inexplicável pelo design do Jeep – transcrição fonética de General Purpose (GP), ou uso múltiplo – desde a 2 Guerra Mundial. Então, a empresa mais uma vez emprestou as linhas do velho e bom Willys CJ (Civil Jeep). E, como não poderia deixar de ser, não se pode dizer que o conjunto tenha disso o resultado de um primor de design e estilo. Mas funciona!


O Water Car Panther tem a carroceria totalmente feita em fibra de vidro e epóxi, perfeitamente vedado. Sua estrutura é em Cromo Molibdênio (Chromoly), o que garante resistência em qualquer situação e a leveza necessária para a missão de flutuar. Impulsionado por um potente motor Honda 3,7 litros, V6 V-TEC, 24V, com 250 Cv, acoplado a uma transmissão Weddle 091VW manual, com 4 velocidades, o carro atinge 130 km/h em solo seco (asfalto, areia, terra etc) e, com a caixa de transferência Panther Jet acionada e a suspensão dianteira recolhida (com acionamento hidráulico), chega aos 70 km/h na água. Nada pouco, se contar que tudo isso é conseguido com quatro ocupantes!


O carro, com peso de 1.338kg, 4.572mm de comprimento, 1.282mmm de largura: e altura variável de 1.295mm no solo  e 1.117mm na água, conta com freios a disco nas quatro rodas, calçadas com pneus Yokohama Geolandar A/T-S 30X9.50 R15 104S 6PR OWL. Como tudo o que é bom tem um preço, esse é um fator realmente de peso no Water Car da Panther: completo, o brinquedo custa US$ 150.000. Sem motor, transmissão e caixa de transferência, o preço é de US$ 126.000. Se o comprador quiser apenas o chassi e a carroceria, o valor é US$ 95.000. Esses são valores FOB na Califórnia.


Os interessados devem entrar em contato com a Bana Motors (www.banamotors.com) em Curitiba ou com a Bremen Motors (www.bremenmotors.com.br) em São Paulo para tratar dos detalhes da compra e importação. Tudo se inicia com um depósito de US$ 20.000,00 no fechamento do contrato, 40% com sete dias de antecedência da produção e o restante na entrega. Taxas de cancelamento custam US$ 5.000, ou seja, se o cliente desistir no meio do caminho, perde tudo. O que é justo, por tratar-se de um fabricante de médio porte.

Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com

Um comentário:

  1. Ate para os americanos este brinquedinho é caro, quem sabe um dia um brasileiro crie um. vou comprar com certeza.

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