É difícil precisar a origem da ideia; mas
acredito que o conceito de misturar carro com barco tenha começado junto ao
desenvolvimento de ambos, assim como tem gente que insiste em misturar carro
com avião. O mais comum, no entanto, são criações estranhas, com funcionamento ruim
em qualquer uma das aplicações que se tenha imaginado. Os carros-anfíbios
sempre foram o grande sonho-dourado de engenheiros e construtores em todo o
mundo; dos militares, então, nem se fala, e claro que os principais veículos anfíbios
são militares. E claro que são horríveis. Segundo conta a lenda, não precisam
ser bonitos, tem de ser funcionais. Mas existem exceções. A Rinnspeed, na
Alemanha, produz um anfíbio bem bonito, que inclusive pode ser usado como
submarino, para uso civil. Mas isso já parece loucura.
Um fabricante norte-americano acaba de
chegar o que parece ser o mais próximo e viável possível da combinação
carro-barco. O Panther chega ao mercado para desafiar os mais céticos e
proporcionar muita diversão. Acelera bem no asfalto, na areia e na água. O
design... bem, os norte-americanos tem uma paixão inexplicável pelo design do
Jeep – transcrição fonética de General Purpose (GP), ou uso múltiplo – desde a
2 Guerra Mundial. Então, a empresa mais uma vez emprestou as linhas do velho e
bom Willys CJ (Civil Jeep). E, como não poderia deixar de ser, não se pode
dizer que o conjunto tenha disso o resultado de um primor de design e estilo. Mas
funciona!
O Water Car Panther tem a carroceria
totalmente feita em fibra de vidro e epóxi, perfeitamente vedado. Sua estrutura
é em Cromo Molibdênio (Chromoly), o que garante resistência em qualquer
situação e a leveza necessária para a missão de flutuar. Impulsionado por um
potente motor Honda 3,7 litros, V6 V-TEC, 24V, com 250 Cv, acoplado a uma
transmissão Weddle 091VW manual, com 4 velocidades, o carro atinge 130 km/h em
solo seco (asfalto, areia, terra etc) e, com a caixa de transferência Panther
Jet acionada e a suspensão dianteira recolhida (com acionamento hidráulico),
chega aos 70 km/h na água. Nada pouco, se contar que tudo isso é conseguido com
quatro ocupantes!
O carro, com peso de 1.338kg, 4.572mm
de comprimento, 1.282mmm de largura: e altura variável de 1.295mm no solo e 1.117mm na água, conta com freios a disco
nas quatro rodas, calçadas com pneus Yokohama Geolandar A/T-S 30X9.50 R15 104S
6PR OWL. Como tudo o que é bom tem um preço, esse é um fator realmente de peso
no Water Car da Panther: completo, o brinquedo custa US$ 150.000. Sem motor, transmissão
e caixa de transferência, o preço é de US$ 126.000. Se o comprador quiser
apenas o chassi e a carroceria, o valor é US$ 95.000. Esses são valores FOB na
Califórnia.
Os interessados devem entrar em
contato com a Bana Motors (www.banamotors.com)
em Curitiba ou com a Bremen Motors (www.bremenmotors.com.br)
em São Paulo para tratar dos detalhes da compra e importação. Tudo se inicia
com um depósito de US$ 20.000,00 no fechamento do contrato, 40% com sete dias
de antecedência da produção e o restante na entrega. Taxas de cancelamento
custam US$ 5.000, ou seja, se o cliente desistir no meio do caminho, perde
tudo. O que é justo, por tratar-se de um fabricante de médio porte.
Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com
Ate para os americanos este brinquedinho é caro, quem sabe um dia um brasileiro crie um. vou comprar com certeza.
ResponderExcluir