A Brabus
foi fundada em Bottrop, região do Rühr, Alemanha, por Bodo Buschmann e Klaus
Brackman em 1977, com o intuito de modificar e preparar modelos Mercedes-Benz,
basicamente a mesma coisa que fazia a AMG (que se tornou parte da Daimler em
1990) e hoje, com renome mundial, tem lojas espalhadas por toda a Europa e
Estados Unidos, sendo responsável por modificações também nos modelos Smart e
Maybach. Os clientes, em todo o mundo, podem comprar um carro já pronto,
diretamente em sua rede de lojas, ou enviar seus próprios carros para serem
personalizados. Mas são poucos os modelos à pronta entrega; o mais usual é que
o cliente encomende o modelo, a Brabus o adquira junto a Mercedes-Benz e o
prepara de acordo com as solicitações. A Brabus oferece apenas mudanças
estéticas, com peças e complementos aerodinâmicos, rodas especiais, sistemas
multi-mídia, acabamento interno etc, mas seu forte mesmo é com a parte
mecânica, com seus exclusivos sistemas de escape, discos de freio em
carbono-cerâmica com 380mm, pinças de freios de 12 pistões (...) e o motor; é
aqui que a preparadora gosta, mesmo, de mexer, pegando o que a AMG já preparou
e melhorando o que parecia não mais ter o que ser melhorado. Como os motores
“pequenos” de 4 cilindros em linha para suas versões dos modelos SLK e CLK, com
200 Cv, ou os gigantescos V12 Twin-Turbo com 800 Cv dos S-Class. É pra qualquer
um? Acho que não... o lema da empresa é: Se você tem de perguntar o preço, você
não pode tê-lo...
Seu mais
novo modelo é o 805 BiTurbo 6.0 iBusiness, designação do novo sedan de luxo
criado pela Brabus, absurdamente multi-mídia, com base no novo Mercedes-Benz
S-Class, com um motor V8 6,0 litros, bi-turbo com 850 Cv, que atinge, apesar de
sua imensidão de dimensões, a velocidade máxima de 350 km/h. Todo seu sistema
digital é proveniente do “state of the art” da Apple, como iPad, Mac Mini, iPod
Touch e Apple TV, controlados remotamente.
Rodas de 21”, acabamento em couro com dois
tons, e diversos apêndices aerodinâmicos fazem parte do pacote, mas o que mais
foi trabalhado, como não poderia deixar de ser, é o motor. A base é o mais
recente V8 32 válvulas desenvolvido pela AMG para seu modelo E63, onde aumentou
sua capacidade volumétrica de 5.461 cm³ para 5.912 cm³, o que parece pouco mas
exigiu uma completa reformulação do bloco do motor, cilindros e cabeçotes. Aumentando
para 99mm o diâmetro dos cilindros, foram introduzidos pistões forjados
especiais, com bielas também forjadas com curso de 96mm, permitindo uma
combustão mais eficiente. Os dois Turbocompressores especiais Brabus, junto aos
novos coletores de escape especiais também, foram, logicamente, preponderantes
na arquitetura do motor, que cuja potência foi aumentada em insanos 265 Cv
sobre o motor original. Também o mapeamento eletrônico de todo o conjunto
motriz teve de ser alterado, e o motor atinge sua potência máxima de 850 Cv a
míseros 5.400 Rpm, e seu torque máximo,
que seria de 1.450 Nm foi limitado em 1.150 Nm, para proteger o sistema de
transmissão, e também se faz sentir em baixos 2.500 Rpm. O câmbio AMG
Speedshift MCT, de 7 velocidades, foi reprogramado, e o carro atinge os 100
km/h, partindo da imobilidade total, em 3,5 segundos – muito mais rápido do que
99% dos esportivos coupé muito mais leves – e sua velocidade máxima seja
limitada em 350 km/h. E isso me parece incongruente: se você pode guiar a
absurdos 350 km/h, pode guiar a quanto o carro chegar, seja a 500 km/h ou 1.000
km/h...
Como em carros de alto luxo permanece
a máxima de que couro e madeira é o chique, como eram as mansões inglesas de
onde surgiu essa mania, o 850 iBusiness não é diferente, porém, com a adição de
muito Alcântara, material desenvolvido e patenteado pela Lamborghini, caro a
beça, em conjunto com o couro e fibra de carbono. Um mix da sala da casa da fazenda
com um moderno office businnes...
O Brabus 850 BiTurbo 6.0 iBusiness é
construído sob encomenda. Seu preço? Apesar de a Brabus não gostar que se
pergunte, é necessário, senão fica difícil pagar. O valor exato do carro não
foi ainda divulgado, mas não será inferior a € 700.000,00 – algo próximo a
R$ 2.100.000,00 lá, na Alemanha.O
sistema multimídia e todos os outros componentes de sintonia Brabus estão
disponíveis para todos os modelos S-Class atuais. Os motores, freios e
suspensões preparados pela Brabus também estão disponível para todos os modelos
Mercedes-Benz. Para conhecer todos os modelos Brabus – todos os modelos
Mercedes-Benz, Smart e Maybach desenvolvidos pela empresa – e tratar de suas
importações, basta entrar em contato com a Bana Motors (www.banamotors.com) em Curitiba ou com a Bremen Motors (www.bremenmotors.com.br) em São Paulo para maiores
informações.
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