A missão da montadora SsangYong Motor
Company (pronuncia-se Xuanhiong, que significa Dragões Gêmeos) não é das mais
fáceis. A primeira é convencer o mundo de que o sistema asiático, onde de
tempos em tempos as empresas do setor mudam de controle, é funcional e ninguém
vai se deparar, repentinamente, com a extinção de uma marca e,
consequentemente, as dificuldades em manter rodando os veículos produzidos. A
montadora é a quarta maior da Coréia do Sul – não, a SsangYong não é chinesa –,
fundada em 1954 em Pyungtaek, sob o nome Hadongwahn Motor Company, sendo a
primeira a produzir automóveis no país. Especializou-se na criação e produção
de veículos utilitários, e é a líder no segmento dos 4x4, com 39% do mercado
sul-coreano no segmento.
Porém, desde 2010 a montadora pertence
a um conglomerado indiano. Não antes de seguir a cartilha de mudar de mãos
diversas vezes. Em 1997 a Daewoo Motors adquiriu o controle da companhia, mas
problemas financeiros levaram a própria Daewoo a mudar de dono em 2000, e em
2004 a chinesa SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) comprou 51% do
controle da SsangYong, até que a Mahindra e Mahindra adquiriu o controle
majoritário da montadora com 70% das ações em 2010, e suas aspirações são
gigantes, uma vez que objetiva ser a maior montadora global no segmento das SUV.
O que é a segunda tarefa difícil, confirmar que os veículos oriundos desta
parte do Globo Terrestre são, efetivamente, de alto padrão, algo difícil apesar
de saber-se que as grandes montadoras de todo o mundo, hoje, usam locações e
mão-de-obra em quase todo o território asiático e indiano. Para tanto, a
montadora se empenha em criar veículos com a melhor relação entre desempenho,
custo, operacionalidade e funcionalidade possível, investindo constantemente em
capacitação tecnológica em todos os níveis da empresa, procurando acompanhar as
tendências exigidas pelo mercado consumidor mundial, e comercializa seus produtos
atualmente na Europa, América Central, América do Sul, África e Ásia. A receita
está dando certo, e a cada dia a montadora firma-se mais e solidamente no
mercado mundial.
Entre seus modelos, um dos que se
destacam é o Kyron GL200 KY, utilitário esportivo de porte médio lançado em
2005. O nome vem do eslavo Generoso. Possui motor com tecnologia Mercedes Benz M200
XDi, 2.0 Litros Turbo-Diesel, Intercooler, 4 cilindros, 16 válvulas, Common Rail
(a tecnologia que faz os motores diesel atuais oferecerem muita potência com
baixo ruído e mínima emissão de fumaça), 141 cavalos de potência, cambio
automático de 5 marchas Mercedes Benz T-Tronic W722-6 (com possibilidade de
troca de marchas através de botões no volante), tração 4x4, 4x4 reduzida e 4x2 e
sistema de freios a disco com ABS (sistema eletrônico de antitravamento das
rodas) de 4 canais, ABD (frenagem automática do diferencial), BAS (sistema
auxiliar de frenagem), nas quatro rodas, ESP (controle eletrônico de estabilidade),
HDC (controle de descida em rampa) e ARP
(proteção ativa anti-capotamento) entre outros itens na lista de eletrônica embarcada.
Certo, os outros SUV mais conhecidos tem quase tudo isso, só que custam muito
mais caro oferecendo o mesmo. Alarme, ar-condicionado duplo independente bancos
em couro com aquecimento, CD e MP3 Player, direção hidráulica, rodas de liga
leve, travas elétricas, acionamento elétrico dos vidros e retrovisores (com
aquecimento e inclinação automática para manobras), volante com regulagem de
altura, enfim, toda a gama de acessórios e conforto oferecidos pelos demais
veículos de seu segmento são oferecidos no Kyron GL200 KY ano 2010 modelo 2011
avaliado aqui.
O carro, com seus 4.660 mm de
comprimento, 1.880 mm de largura e 1.755 mm de altura mostrou-se bastante
confortável, fácil de guiar tanto no trânsito pesado, boa manobrabilidade, seus
controles estão bem posicionados, o painel é de rápida e fácil leitura, e mesmo
em aventuras um pouco mais hardcore em trilhas off-road, o Kyron GL200 KY não
decepciona, uma vez que seu ângulo de ataque é de 26 ° e de saída é de 23 °.
Evidentemente, por tratar-se um SUV, conceitos como arrancadas alucinantes e “tocada”
de um carro de corridas estão fora de cogitação, afinal o carro pesa 2.530 kg e
não foi projetado para isso. Para avaliar pessoalmente o Kyron GL200 KY desta
matéria, procure a Bana Motors, sediada na Rua Major Heitor Guimarães, n° 637,
bairro Seminário, Curitiba, Paraná, e atende pelo fone 41 3314-9970. Com toda a
qualidade do carro avaliado e o valor proposto, dificilmente você voltará sem
ele para casa!
Renato Pereira – blogtruecar@gmail.com
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